Adamastor Abençoa os Santos Populares Jagoz

Santos Populares Jagoz - ph. That's It!

 

Ilustrações: That’s It!

 

Adamastor Santo e Pescador, o padroeiro dos Santos Populares Jagoz, anda bastante atarefado por estes dias: entre os preparativos para as marchas e bailaricos, a pesca das melhores sardinhas e múltiplas solicitações (para abençoar restaurantes, bares e restante comércio, por exemplo) não lhe sobra muito tempo. Ainda assim, a imponente figura de cabeleira e barba azuis arranjou uns minutinhos para falar à AZUL e aos ericeirenses sobre a sua história e aquilo que preparou para as próximas semanas. Podem reservar espaço na agenda para todos os fins-de-semana de Junho, que a festa rija começa já amanhã e só termina no fim do mês.

 

Vieste do Cabo das Tormentas?

A minha casa é o mar. A última vez que fui visto por portugueses foi no Cabo das Tormentas, confere. Já lá vão mais de 500 anos.

Nos Santos Populares Jagoz não são só as sardinhas que marcham.

Conta-nos a tua história e como te tornaste o padroeiro dos Santos Populares Jagoz.

Depois de muitos (mesmo muitos) anos a pensar como poderia alterar a minha reputação devido ao episódio das Tormentas, decidi candidatar-me ao cargo de Santo. O que quis fazer na altura é o que quero provar agora: estou aqui para vos abençoar. Por isso, em vez de pedir votos, decidi oferecer uma benção: trouxe as sardinhas mais frescas do mar para abençoar os meus pares populares, António, Pedro e João. Até eles se vão benzer com as sardinhas que trago.

 

Dizem que as sardinhas que trazes do mar da Ericeira são as mais frescas e melhores que se podem comer nos Santos – podes prová-lo?

Podem ser vocês a prová-lo, o que é muito melhor. Escolhi a Ericeira para vos aparecer. Terra de Pescadores e onde primeiro se licenciou a pesca profissional da sardinha. Os jagozes serão as melhores pessoas para responder, dentro de dias.

Conta-nos tudo sobre o teu bailarico de apresentação?

Vão existir vários bailaricos durante os festejos e eu irei apresentar-me em todos eles. Se há festa entre nós, eu estou presente como jagoz.

 

Fala-nos também sobre as marchas e a restante animação.

Nos Santos Populares Jagoz não são só as sardinhas que marcham. Também as marchas cá da zona vão celebrar as pescas, o mar e os jagozes desfilando a dançando pelas ruas. E eu vou acompanhar, é claro! Durante as festas também vou oferecer um Mercado onde vão poder encontrar as mais saborosas iguarias e artesanatos da região.

 

Não te vi no Carnaval Jagoz. Estiveste por aí?

No Carnaval já andava a tratar de tudo para a minha aparição-surpresa na praia dos Pescadores. Não é fácil apanhar tanta sardinha em tão pouco tempo. Eu sei que muitos ainda não me puderam ver mas, durante o mês de Junho, vou andar de restaurante em restaurante, de bar em bar. Há muita coisa para abençoar!

Santos Populares Jagoz - ph. That's It!