A deusa Maya na Ericeira

Maya Gabeira em Pedra Branca. - ph. Mauro Mota

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: Mauro Mota

 

Aos 26 anos, Maya Gabeira é considerada por muitos a maior big wave rider feminina de sempre. O recorde da maior onda surfada por uma mulher (13,7 metros em Dungeons, África do Sul) pertence-lhe; e os cinco prémios conquistados nos óscares do surf de ondas gigantes (os XXL, da Billabong), entre 2007 e 2012, atestam esta fama. Além de ser rebocada por jet ski ou mota de água até às maiores ondas do mundo, a brasileira é também conhecida por ser uma das surfistas internacionais com mais sex appeal, o que a leva a figurar em diversas campanhas de moda casual e desportiva. Maya Gabeira encontra-se em Portugal, juntamente com outros surfistas do team Red Bull, e ontem passou o dia na Ericeira… a surfar, claro. Trocámos algumas palavras à saída das primeiras ondas da manhã, nos Coxos, para saber um pouco mais sobre esta vinda da musa das ondas gigantes a Portugal.

 

Podes falar um pouco desta aventura da Red Bull que vos trouxe cá hoje?

Viemos conhecer Portugal, que é um país com grande potencial para ondas enormes (como na Nazaré) e para ondas muito boas, como aqui na Ericeira, que tem uma série de point breaks de alto nível. Viemos fazer um reconhecimento deste potencial e aproveitar para apanhar umas ondas.

 

Quando chegaram a Portugal e onde têm estado?

Chegámos na segunda-feira (dia 14) e temos ficado na Nazaré. Vamos ficar mais dez dias e somos capazes de viajar um pouco por Portugal. Eu ainda não conhecia Portugal, mas sou portuguesa. A minha família é de Portugal, os meus bisavós eram portugueses e eu também tenho a nacionalidade portuguesa.

 

É verdade que o principal objectivo que te trouxe a Portugal é quebrar o recorde do mundo de ondas grandes, na Nazaré?

Vamos ver (risos). O intuito é voltar mais vezes a Portugal e à Nazaré. Então, esta primeira vez é mais para treinar, conhecer a Nazaré, deixar cá pranchas e conseguir os jet skis de que vamos precisar no futuro. Deixar tudo organizado para uma próxima oportunidade, quando houver uma boa previsão de ondas grandes a caminho de Portugal durante este Inverno.

 

E quais são as tuas primeiras impressões da Ericeira e de Portugal? Existe alguma onda da Ericeira que gostasses mais de surfar?

São óptimas. Ondas boas, lugares muito bonitos… e é muito bom poder falar português fora de casa (riso de satisfação). Sinto-me em casa! Eu vim para conhecer e surfar todas as ondas… e aí vou decidir de qual gosto mais (risos).

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês