Fotografia: Rui Jorge Oliveira
Sábado a Ericeira vai receber o I Open de Karaté no Pavilhão Municipal da Ericeira, junto à escola EB 2 3 António Bento Franco e ao campo Henrique Tomás Frade, a casa do Grupo Desportivo União Ericeirense.
O torneio, organizado pelo Núcleo de Karaté da Ericeira (NKE), tem vários objectivos: iniciar os jovens karatecas na competição, mostrar os benefícios desta modalidade, dar a conhecer o NKE à comunidade e, ainda, recolher fundos para ajudar na deslocação de atletas do Núcleo apurados para o Campeonato Mundial de Goju-Ryu, a realizar-se em Setembro na Roménia.
O evento do dia 24 de Junho contará com a presença dos campeões nacionais de Goju-Ryu, do campeão distrital de Karaté e de outros medalhados e finalistas de ambos os campeonatos, todos eles atletas do NKE. Haverá competição de katas nos tatamis, divididas entre participantes e graduados (pré-infantil, infantil, iniciado e juvenil), e percursos que visam o desenvolvimento de várias aptidões necessárias à prática do desporto, nos escalões pré-infantil, infantil e iniciado.
E o programa não acaba por aqui. O I Open de Karaté da Ericeira, com início marcado para as 9:00, terá ainda demonstrações de katas e kumite. No final do torneio serão entregues medalhas aos vencedores e participantes.
Irão participar no Mundial de Goju-Ryu cinco atletas do NKE: Matilde Oliveira e Rodrigo Pinheiro, de 13 anos, Martim Oliveira, 8, Hugo Garrido, 9, e Gaspar Pinheiro, 10. Todos estarão sobre a orientação do Sensei João Ramalho, Presidente da Associação Kaizen Karaté Portugal e Director Europeu de Kyusho Internacional.