2ª edição do Festival Literário de Mafra apresenta programação diversificada

 

Fotografia: CMM

 

A segunda edição do Festival Literário de Mafra (FLM) está prestes a começar e promete uma programação rica e diversificada, dedicada à literatura e à cultura, entre os dias 28 de Outubro e 3 de Novembro.

O evento começará por promover, de 28 a 30 de Outubro, sessões de contos tradicionais direccionadas às escolas da região. Estas inicitivas contam com a participação de contadores de histórias como Ana Sofia Paiva, António Fontinha, Cristina Taquelim, Jorge Serafim ou Miguel Horta. As escolas abrangidas incluem a Escola Básica e Secundária António Bento Franco, na Ericeira, a Escola Básica de Mafra, a Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena, na Malveira, a Escola Básica da Venda do Pinheiro, a Escola Secundária José Saramago, em Mafra, e o Colégio Miramar.

será entregue o Prémio Literário do Município de Mafra, com a apresentação do livro vencedor da respectiva 2ª edição

No dia 31 de Outubro, às 18 horas, o Torreão Sul do Real Edifício de Mafra acolhe a sessão de abertura do Festival, que conta com a presença de Miguel Real e José Fanha, comissário do FLM. A cerimónia será enriquecida por um momento musical protagonizado por Francisco Fanhais e uma actuação do “Coro de Leitura em Voz Alta de Mafra”, dirigido por Ana França. Após a abertura, os visitantes terão a oportunidade de explorar a Feira do Livro, que se estende até ao dia 3 de Novembro.

Esta Feira do Livro estará aberta a partir do dia 31 deste mês, após a abertura oficial do Festival, e funcionará das 11 às 22 horas até 3 de Novembro.

No dia 1 de Novembro, às 15 horas, realiza-se um encontro com autores intitulado “Literatura e Memória”, que contará com as presenças de Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Luís Filipe Castro Mendes e João Pedro Mésseder. À noite, pelas 21:30, será a vez de um serão de poesia intitulado “A noite das palavras voadoras”, com a participação de Nicolau Santos e João Duque.

No dia 2 de Novembro, às 11 horas, o encontro com autores tem por tema “Da censura ao reino da banalidade” e reunirá Teolinda Gersão e Nuno Pacheco. Durante a tarde, às 15 horas, haverá outro encontro, desta vez sob o tema “Escrever para ser”, com Isabela Figueiredo e Djaimilia Pereira de Almeida. Às 18 horas o “Coro de Leitura em Voz Alta de Oeiras”, dirigido por Cristina Paiva, da Andante Associação Artística, apresentará a sessão “Somos Livres?”. A noite será dedicada aos contos, com o serão “Era uma vez: a noite das histórias à solta”, que contará com as presenças de Ana Sofia Paiva e António Fontinha.

Já no último dia do Festival, 3 de Novembro, às 11 horas será entregue o Prémio Literário do Município de Mafra, com a apresentação do livro vencedor da respectiva 2ª edição, com a presença do autor António José da Costa Neves. Seguir-se-á, às 12 horas, outro encontro com autores, intitulado “Aqui também há quem escreva”, com a presença de Licínia Quitério, Luís Corredoura e Vítor Morais. Às 15 horas o encontro “Nascidos depois de Abril” traz ao Festival os autores Vasco Letria, João Tordo e João Fanha. O encerramento do Festival, às 18 horas, será marcado pelo evento “Os sons da alma nas asas de um poema”, com José Fanha e Silvestre Fonseca.

Todas as actividades do Festival Literário de Mafra têm entrada gratuita, embora sujeita à lotação do espaço. Para participar nas sessões é necessária inscrição prévia através do site da Câmara Municipal de Mafra.