Fotografia: Caminhando.pt
A Caminhando.pt apresenta uma proposta diferente do habitual para o dia 25 de Fevereiro, a partir das 14:30: desta feita, rumo ao Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, naquela que promete ser uma visita inspiradora.
Este evento dará a conhecer o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, através de uma visita guiada por um dos monges residentes, que mostrará um pouco da história, das tradições e do modo de vida desta comunidade.
a visita será guiada por um dos monges residentes, que mostrará um pouco da história, das tradições e do modo de vida desta comunidade
A Instituição “Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa” foi oficialmente reconhecida como Pessoa Colectiva Religiosa sob a ‘Lei da Liberdade Religiosa’ em Julho de 2010. O seu objectivo principal é promover os Ensinamentos de Buda através do estabelecimento e suporte de uma residência para monges budistas.
Esta Comunidade Religiosa (Sangha) sem fins lucrativos institui-se a convite de leigos portugueses, com o aval do Conselho Geral dos Monges Séniores das Comunidades Monásticas Reconhecidas, da Tradição da Floresta da Tailândia da Linha de Ajahn Chah, com o intuito de estabelecer um mosteiro da tradição em Portugal, tendo para esse efeito indigitado os dois monges subscritores dos Estatutos da Comunidade.
Os monges convidados para liderarem este movimento seguem o treino tradicional das Escrituras Budistas (Vinaya) na linha da Tradição Tailandesa da Floresta do mosteiro Wat Nong Pah Pong, que foi fundado por Ajahn Chah. Esta tradição foi trazida para fora da Tailândia por Ajahn Sumedho e outros discípulos ocidentais. O contacto que as pessoas estabelecem com a comunidade monástica permite cultivar a generosidade, a virtude e a sabedoria tanto nas pessoas como na sociedade em geral.
A vida monástica mendicante depende da boa vontade das pessoas para as necessidades materiais. A partir de Julho de 2012 os monges começaram a viver em Lisboa. A prática de cerimónias e rituais do Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta só é possível com a presença dos monges.
A meditação é a principal prática espiritual da regra e disciplina diária praticada pelos monges. Os métodos de meditação budista podem ser tanto praticados por monges como por leigos, de forma individual ou colectiva. Para além disso, são realizados Retiros de Meditação com frequência, desde períodos de fim-de-semana a dez dias, durante os quais são oficiadas as práticas adequadas.
a meditação é a principal prática espiritual da regra e disciplina diária do Sangha
Esta caminhada de índole cultural e espiritual irá percorrer uma distância de dois quilómetros, apresentando um nível de dificuldade 1. Embora o evento seja adequado a todos, não dispensa a utilização de calçado e roupa confortável.
O local de encontro da caminhada está marcado para o Caminho do Vale Grande, em Fonte Boa dos Nabos, apresentando um valor de participação de 13 euros. É possível realizar a inscrição através do website da promotora.