Fotografia: Pedro Mestre/ANSurfistas
Vasco Ribeiro é o novo campeão nacional da Liga MEO Surf 2017. Aos 22 anos, o surfista de Cascais conseguiu o seu 4º título nacional na Praia do Guincho, ao garantir o 3º lugar no Bom Petisco Cascais Pro, quinta e última etapa da Liga deste ano, feito que ainda lhe garantiu presença no Mundial em Peniche. Os cascalenses Pedro Henrique e Camilla Kemp foram os vencedores da etapa.
À chegada ao último dia de prova, Sábado (16 de Setembro), Ribeiro dependia apenas de si próprio, sabendo que se alcançasse as meias-finais asseguraria o seu quarto título nacional (igualando o recorde de Ruben Gonzalez) e um wildcard para o MEO Rip Curl Pro Portugal, etapa portuguesa do circuito mundial de surf da World Surf League. Tal viria a concretizar-se, com o surfista a derrotar o ex-campeão nacional Justin Mujica nos quartos-de-final.
“Estou muito contente. Como disse no início do ano, não era um dos meus objectivos principais, mas fazia parte dos objectivos, sobretudo quando anunciaram que o vencedor do título receberia o wildcard para o mundial em Peniche. Estou muito contente por ter alcançado este objectivo e agora é conseguir os outros!”, afirmou Vasco, que viria depois a perder, nas meias-finais, contra Miguel Blanco.
O campeão nacional de 2016, Pedro Henrique, conquistou a sua segunda vitória na Liga em 2017 ao derrotar este mesmo Miguel Blanco, surfista que no Guincho garantiu a sua terceira presença consecutiva em finais de etapas da Liga MEO. Ao vencer esta etapa, Henrique garantiu o 2º lugar no ranking nacional, terminando em igualdade de pontos com Vasco Ribeiro, mas atrás deste de acordo com os critérios de desempate.
Nas senhoras, o título nacional já estava entregue à bicampeã nacional Carol Henrique, mas, com o segundo lugar do ranking ainda em disputa, a local Camilla Kemp quis assegurar que terminava o ano uma vez mais nessa posição. Numa final de poucas ondas contra Mafalda Lopes, uma das agradáveis surpresas da Liga MEO Surf 2017, Camilla Kemp assegurou a vitória no Bom Petisco Cascais Pro.
Entre os atletas do Ericeira Surf Clube (ESC), e perante a ausência de última hora de Tiago Pires, o grande destaque desta prova foi para a prestação de Henrique Pyrrait. ‘Neko’ conseguiu atingir pela primeira vez a fase man on man da Liga e apenas seria travado nos quartos-de-final por Pedro Henrique, que viria a vencer a final do Bom Petisco Cascais Pro.
A Renaul Expression Session foi ganha por Pedro Henrique, enquanto a MOCHE Groms Cup foi conquistada por Afonso Antunes, outro atleta do ESC em grande forma. Miguel Blanco e Camilla Kemp foram os melhores surfistas de Cascais em prova, vencendo por isso o Cascais Best Surfer. A Somersby Onda do Outro Mundo foi ganha por Kiron Jabour.
Ranking Masculino 2017
1º – Vasco Ribeiro
2º – Pedro Henrique
3º – Miguel Blanco
Ranking Feminino 2017
1ª – Carol Henrique
2ª – Camilla Kemp
3ª – Mafalda Lopes