Três propostas para descobrir a Ericeira e arredores

 

Fotografia: Nelson Jacinto

 

Com o tempo quente do Verão a sorrir, abundam os programas ao ar livre para amantes da natureza. A AZUL apresenta três propostas para este fim-de-semana (13 e 14 de Julho) que irão certamente agradar a quem pretenda aproveitar o Sol e o bom tempo.

No Sábado, dia 13, estão previstos dois eventos: o primeiro é uma proposta da Caminhadas Smile para descobrir várias facetas entre a Ericeira e a Foz do Lizandro.

Num refrescante passeio à beira-mar, os participantes vão poder aplaudir o momento em que o Sol se oculta no horizonte, espalhando os seus raios dourados pelas águas frescas do oceano.

um dos momentos mais sublimes do dia

Com partida na Ericeira e percorrendo a costa, chega-se ao rio Lizandro, que será atravessado pela ponte. De seguida, em percurso ascendente e contemplando o curso do rio, a caminhada continua até à sua foz, onde o rio será novamente atravessado, mas desta vez por dentro. Se não estiver maré vazia, será necessário descalçar as botas e meter os pés na água. O rio neste local é estreito, podendo a água dar pelo meio das canelas, portanto é fácil de atravessar.

Já na praia, os participantes irão retemperar as forças com um farnel, podendo apreciar o momento em que o Sol se oculta no horizonte dando lugar ao crepúsculo, um dos momentos mais sublimes do dia.

O ponto de encontro está marcado para as 17 horas (com duração até às 21:30), no parque de estacionamento de São Sebastião na Ericeira – junto à Ermida de São Sebastião. O percurso  tem uma extensão de 12 km e é circular, sendo considerado de dificuldade média menos.

Foz do Lizandro – ph. Caminhadas Smile

É importante levar uma pequena toalha para se secar quando atravessar o rio, comida (para o jantar picnic na praia, ao pôr-do-sol) e qualquer equipamento útil a nível pessoal.

O preço de participação por pessoa é de 8 euros, incluindo seguro e guia. Conheça aqui todos os detalhes do evento.

conhecer o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma através de uma visita guiada por um dos seus Monges residentes

Ainda no dia 13, se preferir dedicar o fim-de-semana à cultura, poderá conhecer o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, perto de Fonte Boa dos Nabos.

Neste evento os participantes vão ficar a conhecer o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma através de uma visita guiada por um dos seus Monges residentes, que dará a conhecer a história, tradições e o modo de vida desta comunidade.

Esta comunidade religiosa (Sangha) sem fins lucrativos (Instituição “Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa) instituui-se a convite de leigos portugueses, com o aval do Conselho Geral dos Monges Séniores das Comunidades Monásticas Reconhecidas, da Tradição da Floresta da Tailândia da Linha de Ajahn Chah, com o intuito de estabelecer um Mosteiro da Tradição em Portugal, tendo, para esse efeito, indigitado os dois monges subscritores dos Estatutos da Comunidade.

Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, ph. Caminhando.pt

A prática de cerimónias e rituais do Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta só é possível com a presença dos monges. A meditação é a principal prática espiritual da regra e disciplina diária praticada pelos monges. Os métodos de meditação budista podem ser tanto praticados por monges como por leigos, de forma individual. Para além disso, são realizados Retiros de Meditação com frequência desde períodos de fim-de-semana a dez dias, durante os quais são oficiadas as práticas adequadas.

O ponto de encontro da visita está marcado para o Caminho do Vale Grande, Fonte Boa dos Nabos, com início às 14:30 e fim previsto às 17 horas.

As inscrições têm um custo de 13 euros e podem ser feitas através do website da Caminhando.pt.

Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, ph. Caminhando.pt

A última proposta é perfeita para um Domingo em família. No dia 14 de Julho será possível conhecer os cantos e recantos do Sobreiro e do Vale do Rio Cuco.

Esta caminhada tem início junto à Aldeia Típica José Franco, no Sobreiro, à saída de Mafra, no sentido da Ericeira. O percurso percorre uma boa parte do verdejante vale do Rio Cuco, um pequeno curso de água com uma envolvente de bosques, pomares e várias hortas. Os participantes passarão ainda por algumas povoações e diversos campos agrícolas antes de regressarem ao ponto de partida.

Alguns dos pontos de maior interesse desta actividade são a Aldeia Típica José Franco, o Sobreiro, os caminhos rurais e trilhos, os bosques de carvalho, o Vale do Rio Cuco, os Casais do Monte Bom e todas paisagens naturais que os visitantes poderão apreciar durante a caminhada.

Os interessados deverão encontrar-se no parque de estacionamento da Aldeia Típica “José Franco” às 9:30. O percurso tem uma extensão de 12 km e um nível de dificuldade 3 – médio.

É importante levar equipamento adequado, como calçado e roupa, protector solar, água e um chapéu para o sol.

As inscrições têm o valor de 8 euros e podem ser realizadas através do website da Caminhando.pt.