Fotografia: DR
Baseado em acontecimentos históricos, o filme “Fátima” narra a vida de três jovens pastores, Lúcia, Francisco e Jacinta, que relatam as suas visões da Virgem Maria (surgindo-lhe com uma mensagem de paz), inspirando dezenas de crentes que se deslocaram até Fátima na esperança de também testemunharem um milagre, o que irritou funcionários da Igreja e do Governo, que tentam forçá-los a retratar a sua história. O filme foca-se, essencialmente, em dois momentos: os seis meses em torno das visões de Lúcia e o ano em que esta morre – 1988.
“Fátima” foi todo filmado em Portugal, passando por cenários como Sesimbra, Cidadelhe (Pinhel), Tomar e a Tapada Nacional de Mafra. As rodagens na Tapada iniciaram-se em Setembro do ano de 2018, prolongando-se até finais de Novembro do mesmo ano.
Tapada Nacional de Mafra foi palco de uma produção com 2500 figurantes e 70 actores
A produção italo-americana, realizada por Marco Pontecorvo, contou com a participação de um total de 2500 figurantes, que circulavam livremente na Tapada durante as filmagens, 50 especialistas e 70 actores, entre os quais artistas americanos, espanhóis, brasileiros e portugueses, destacando-se Joaquim de Almeida e Sónia Braga. Tanto a personagem de Lúcia, jovem pastora de 10 anos, como a dos seus primos mais novos, Francisco e Jacinta, foram interpretadas por crianças de nacionalidade espanhola.
Inicialmente, a estreia deste que será o sétimo filme sobre o fenómeno de Fátima estava prevista para o passado dia 30 de Abril, mas a pandemia obrigou a uma alteração da data que, actualmente, está agendada para o dia 7 de Outubro do presente ano, estreando simultaneamente em Portugal, Espanha, França e América Latina.