Fotografia: delcampe.net
No Sábado, dia 17 de Fevereiro, das 15 às 18 horas, o Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, será palco de uma Sessão Cultural Conjunta entre o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA) e a Academia Portuguesa da História, intitulada “Joaquim Veríssimo Serrão e o ICEA”.
A abertura solene será realizada pelos Presidentes do ICEA, Dr. José Viegas Freitas, e da Academia Portuguesa da História, Professora Doutora Manuela Mendonça.
uma oportunidade única para mergulhar na vida e legado de um académico inestimável
O destaque desta sessão será a apresentação do Professor Doutor Joaquim Candeias da Silva, da Academia Portuguesa da História, que partilhará reflexões através da apresentação “Joaquim Veríssimo Serrão, o Mestre e o Amigo”. Uma oportunidade única para mergulhar na vida e legado deste académico, cuja contribuição para a história portuguesa é inestimável.
A sessão também contará com a participação do Dr. João Abel da Fonseca, representando o ICEA, que apresentará uma análise profunda sobre “A Vida e a Obra de Joaquim Veríssimo Serrão: ‘Cousas que juntas se acham raramente'”.
A presença confirmada do filho do homenageado, Professor Doutor Vítor Serrão, adicionará um toque pessoal à sessão, enriquecendo ainda mais a compreensão do legado do homenageado.
Joaquim Veríssimo Serrão foi uma figura notável na história e na academia portuguesa. Foi professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde desempenhou papéis proeminentes, incluindo o de Reitor da mesma universidade, e Presidente da Academia Portuguesa da História. A sua contribuição mais notável foi a publicação do conjunto “História de Portugal” em XVIII volumes, abrangendo desde as origens remotas de Portugal até ao período do Estado Novo, obra concluída em 1990.
Além do valor histórico e cultural, a Sessão Cultural Conjunta do ICEA com a Academia Portuguesa da História foi reconhecida como Acção de Curta Duração, com a duração de 3 horas, válida para todos os grupos de docência e níveis de ensino.
A manifestação de interesse é incentivada e pode feita através do email cfaerc.dir@gmail.com.