Segunda edição de “Salitre” volta a incluir fotos da Ericeira

 

Fotografia: DR

 

A segunda edição do anuário “Salitre” já se encontra disponível das bancas, apresentando uma nova colecção das melhores fotografias relacionadas com o surf e o mar.

Este livro constitui uma autêntica peça de design e fotografia que compila imagens captadas nas praias de Portugal ao longo dos últimos 12 meses.

a liberdade representada em imagens por fotógrafos inspirados pelo mar

Fotografias de Pedro Mestre retratam várias ondas de classe mundial (integrantes ou não da Reserva Mundial de Surf) da Ericeira e tradições jagozas – como a que se apresenta no fim deste artigo, protagonizada pelo carismático “Matalonga” – em “Salitre Vol. II”.

A publicação tem como principal mote a liberdade representada em imagens por uma mão cheia de fotógrafos inspirados pelo mar, espalhados de Norte a Sul do país, de forma a abranger a maior área possível e diversificar ao máximo o tipo de registos fotográficos com o que de melhor o mar lhes deu durante o último ano.

Portugal tem ondas e talentos de enorme qualidade por toda a costa e a vontade de descentralizar e ter fotógrafos nos sítios estratégicos dos nosso país fez com que o fotógrafo André Carvalho – autor da ideia que deu origem a “Salitre” – quisesse que Pedro Mestre continuasse a representar o que a Reserva Mundial de Surf tem de melhor, dando assim seguimento ao trabalho realizado pelo fotógrafo na primeira edição.

Para além das fotografias de Pedro Mestre,  André Carvalho, Brek, Hélio António e TóMané, esta edição conta também com um prefácio de Helder Ferreira e um memorial de João Valente dedicado a João Alexandre “Dapin”, um dos melhores surfistas portugueses de sempre, que morreu em Novembro de 2021, aos 55 anos de idade, devido à Covid-19.

Com a segunda edição já à venda em diversos pontos do país, os respectivos autores têm aproveitado para contar algumas histórias acerca das fotografias que compuseram a primeira edição de “Salitre” na conta de Instagram @Salitre.Fotografia.

Este projecto editorial conta com o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, Despomar, Oslo e Rapture Camps.

A primeira edição de “Salitre” foi publicada em Setembro do ano passado.