Santiago Ribeiro vence a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting

Santiago Ribeiro - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Depois de ter conquistado a Taça de Portugal de Karting, no final da época passada, Santiago Ribeiro entrou no Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 (Sénior) com uma vitória motivadora, sobretudo porque correu com um pé fracturado, devido a uma queda.

Voltas mais rápidas no fim-de-semana em Viana do Castelo também são excelentes indicações na luta pelo título de campeão nacional esta temporada.

É uma vitória que nunca irei esquecer

Para mais tarde recordar. Santiago Ribeiro mostrou, este fim de semana, a resiliência que também destaca as grandes figuras do desporto motorizado, a chamada “fibra de campeão”, ao ganhar a prova de Domingo do Campeonato de Portugal de Karting menos de 24 horas depois de ter fracturado um pé, numa queda bizarra fora do circuito.

Na prova de Sábado, o promissor piloto da Ericeira já se tinha mostrado muito rápido, ao conseguir recuperar 15 posições (!) na Final, para a qual partiu do 29.º lugar, depois de ter sofrido um toque na manga de qualificação. A volta mais rápida na Final de sábado também era um sinal positivo para o dia de Domingo. Contudo, Santiago Ribeiro sofreu uma entorse e fratura no pé que, em condições normais, o teria impedido de correr na segunda prova do fim-de-semana. Sem baixar os braços, conseguiu logo o 2º melhor tempo nos treinos cronometrados, a apenas 0,02s da pole-position, depois foi 2º classificado na manga (com a volta mais rápida da corrida) e ganhou de forma brilhante a Final, novamente com a volta mais rápida!

Santiago Ribeiro - ph. DR

“É uma vitória que nunca irei esquecer”, afirmou Santiago Ribeiro no final, a caminho do hospital. “Sabia que estávamos rápidos e não queria falhar a corrida de Domingo por nada! Foi realmente muito difícil, pois as corridas na X30 são sempre muito intensas e exigentes fisicamente, mas conseguir ganhar esta Final superou tudo. Estamos na luta pelo título e agora vamos tentar recuperar da fractura o mais rápido possível”, apontou o piloto da Ericeira.