Fotografia: DR
‘Saca’, Nick Uricchio, José Maria Pyrrait e Mario Wehle encontram-se entre os convidados anunciados para a segunda edição da Surf Out Portugal, que decorre nos dias 21 e 22 de Setembro na Feira Internacional de Artesanato do Estoril.
São quatro nomes de luxo vindos da Ericeira (ou cuja relação com a vila jagoza é mais do que profunda) para um evento que pretende evidenciar a fase notável que o surf atravessa em Portugal e lançar o debate sobre a evolução futura do mesmo.
Tiago ‘Saca’ Pires é “apenas” o melhor surfista português de todos os tempos; Nick Uricchio o fundador e shaper da Semente; José Pyrrait um dos principais treinadores de surf da actualidade, além de presidente da mesa da assembleia geral da AABC; e Mario Wehle o gerente da Magic Quiver, com sede na Ericeira.
Através de um evento único que reúne diversas marcas, entidades e intervenientes do sector, a Surf Out Portugal desafia todos os aficionados, praticantes e simpatizantes do surf a juntarem-se numa experiência imersiva fora de água.
Depois de “Surf à vista”, mote que marcou a estreia da Surf Out Portugal, em 2018, este ano é o “Surf to gather” a guiar o conceito da iniciativa. A imagem deste ano conta com três variantes: “Surf to Live”, “Surf to Love” e “Surf to Inspire”.
“Com a ambição de internacionalizar e de se tornar num debate global, este ano o evento conta com a presença de diversos intervenientes do sector a nível internacional”, sublinha a organização do evento, destacando a presença dos surfistas Kepa Acero e Justine Dupont; e dos ‘shapers’ (construtores de pranchas) Johnny Cabianca, Nick Uricchio e James Cheal. Estarão também presentes o ‘talent manager’ americano Ben Cohen, da 28th Ave Management; o australiano Michael Spencer, manager da Chilli Surfboards; e o alemão Mario Wehle, gerente da Magic Quiver.
“Cabeça-de-cartaz” será o fundador da Web Summit. Paddy Cosgrave vai marcar presença na Surf Out Portugal a 22 de Setembro. O empreendedor irlandês vai juntar-se Domingo às ‘Surf Talks by Turismo de Portugal’ para mostrar como pode a tecnologia ajudar o sector nas suas diferentes frentes – tanto para o desportista como para o empresário – e como a indústria tecnológica pode ser exemplo para o surf nacional”, destaca a organização. Desta forma, Cosgrave junta-se a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal; Francisco Spínola, da Liga Mundial de Surf, e Greg Healy, da Boardriders Inc., para debater a criação dum ‘cluster’ do surf em Portugal que possa reforçar a competitividade, a promoção e internacionalização da modalidade”.
Entre os portugueses, a par de Luís Araújo e Francisco Spínola, as ‘talks’ contarão com a visão dos surfistas Tiago Pires, Nicolau Von Rupp e João Kopke; de José Maria Pyrrait (para falar sobre “O Ordenamento do Surf”) e de Susana Albuquerque, presidente do Clube Criativos de Portugal, adianta a organização do evento, que também inclui uma mostra de mais de 50 marcas ligadas à modalidade.
A par disso, esta edição contará com activações, workshops, food trucks, música com DJs ao vivo, sessões de live shaping e outras actividades.
A entrada na FIARTIL terá um custo de dois euros, sendo gratuita para crianças com menos de 12 anos, com as portas a abrirem entre as 12 e as 22 horas.