Fotografia: Ericeira Surf Clube
Nos dias 23 e 24 de Setembro a praia de Ribeira d’Ilhas vai receber novamente o Campeonato Nacional de Surf Masters – o Ribeira Masters Classic, apresentado pela Billabong e patrocinado pela NATIVE AÇAÍ, faz parte das celebrações dos 30 anos do Ericeira Surf Clube.
Este evento promete reunir surfistas que deixaram uma marca indelével no panorama do surf em Portugal ao longo de várias décadas. Entre os talentos locais que se esperam ver nas ondas da “Meca do Surf Nacional” a competir pelos títulos nacionais estão André Almeida, Rodrigo Ruivo, Maurício Vieira, Filipe Valadão e Axel Bellino.
há três décadas que o Ericeira Surf Clube tem estado na vanguarda da cultura do surf em Portugal
As categorias em competição abrangem Masters +35, Masters Feminino +35, Grand Masters +40, Kahunas +45 e Grand Kahunas +50. As inscrições para o evento estão abertas até às 23h59 de Terça-feira, dia 19 de Setembro, através do site da FPS.
Além do Ribeira Masters Classic, que é uma parte significativa das celebrações dos 30 anos do Ericeira Surf Clube, estão planeadas várias actividades para comemorar esta data especial. Estas incluem a inauguração de uma placa comemorativa no Memorial Wall de Ribeira d’Ilhas, uma iniciativa Surf & Donate, promovida em Portugal por Tiago Pires, com o objectivo de recolher pranchas de surf, fatos e leashes, bem como várias acções de sustentabilidade ambiental lideradas pelo projecto Mar à Deriva.
Há três décadas que o Ericeira Surf Clube tem estado na vanguarda da cultura do surf em Portugal. A sua história está intimamente ligada ao crescimento do desporto no país, e Ribeira d’Ilhas, com as suas ondas consistentes e beleza natural, permanece um lugar sagrado para os surfistas, ou não fosse parte da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
O Ribeira Masters Classic serve como uma homenagem a essa história, reunindo surfistas que foram fundamentais na formação do cenário do surf nacional. Muitas dessas lendas não exibiram apenas o seu incrível talento nas ondas, desempenhando também papéis essenciais na formação das seguintes gerações de surfistas.
uma celebração do passado, presente e futuro do surf
A competição é dedicada à sustentabilidade ambiental, com o projecto Mar à Deriva liderando várias iniciativas voltadas para a protecção do ambiente e do mar. Preservar o oceano e a costa é uma responsabilidade de todos, e a comunidade do surf está a tomar medidas proactivas para garantir que esses tesouros sejam preservados para as gerações futuras.
Esta promete ser uma celebração do passado, presente e futuro do surf. As lendas do surf reúnem-se para mostrar as suas habilidades e inspirar a próxima geração de surfistas. A lado da competição, a comunidade une-se para apoiar todos os que querem seguir este desporto e proteger o meio ambiente, reforçando os valores que fazem do surf mais do que um desporto um estilo de vida.