Fotografia: Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian
A pesca é uma das actividades económicas que mais ajudaram a moldar a costa portuguesa e a Ericeira, em particular, ao longo dos séculos.
A Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian guarda uma colecção de fotografias que representa um autêntico tesouro do século passado, bem presente na identidade desta vila de raízes piscatórias: retratos dos anos 50, com homens e mulheres da Ericeira (mas também da Nazaré e Lisboa), onde é possível observar os barcos de pesca artesanal puxados do mar por carros-de-bois, bem como o quotidiano dos pescadores, trajados com as tradicionais camisas axadrezadas e calças arregaçadas.
As imagens representativas da Ericeira são naturalmente dominadas pelo quotidiano na Praia da Ribeira – ou dos Pescadores –, actual Porto de Pesca da Ericeira: rampa, barcos à vela, bois, mar, pescadores e respectivas artes, muro das ribas e casario surgem registados a preto e branco, num testemunho precioso e intemporal.
Estas fotos da Biblioteca de Arte Gulbenkian foram recentemente publicadas pelo site Mashable.com. No artigo intitulado “c. 1950 – Fishing in Portugal. A vanished way of life on the Iberian coast” pode ver todas as imagens, que seguem o dia-a-dia dos pescadores.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês