Fotografia: DR
A escritora Cristina Carvalho vai apresentar a obra “Paula Rego – A Luz e a Sombra: Uma Forma de Olhar” na vila onde a maior artista portuguesa contemporânea viveu durante vários anos.
Este evento acontecerá no Sábado, dia 24 de Fevereiro, a partir das 17 horas, na Galeria de Exposições Orlando Morais, situada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
a Ericeira desempenhou um papel fulcral na vida de Paula Rego
No seu perfil na rede social Facebook, Cristina Carvalho partilhou que “chegou agora a altura de prestar a minha homenagem a Paula Rego nesta vila da Ericeira que lhe deu a melhor inspiração, os maiores impulsos da Arte, as maiores alegrias e os maiores desgostos. Este convite é dirigido a todas as pessoas que queiram participar nesta nossa conversa, conhecer melhor a Artista. A minha intenção é falar sobre ela, sobre este seu ambiente adorado, sobre a infância, adolescência, uma parte da sua idade adulta que aqui se desenvolveu.”
Este livro, editado pela Relógio D’Água, apresenta novas perspectivas sobre a vida e obra da pintora Paula Rego, sendo que a apresentação contará também com intervenções da Professora de Português e Literatura Portuguesa Elisa Costa Pinto e do Director da AZUL – Ericeira Mag, Hugo Rocha Pereira.
A Ericeira desempenhou um papel de extrema importância na vida e obra de Paula Rego. Com vários anos de residência no concelho de Mafra e um profundo conhecimento sobre a biografia de Paula Rego, Cristina Carvalho escreveu um livro revelador, mágico e tocante.
Nascida em Lisboa, em 1949, Cristina Carvalho construiu uma carreira literária notável. Entre as suas obras mais destacadas estão, por exemplo, “Até já não é adeus”, “Momentos misericordiosos”, “Ana de Londres”, “Estranhos casos de amor”, “O gato de Uppsala” e “Nocturno – O romance de Chopin”.
O reconhecimento da sua carreira foi consagrado com a atribuição do Prémio Autores 2016 na categoria de Melhor Livro de Ficção Narrativa, pelo romance “O Olhar e a Alma”, e com a atribuição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, em 2021, pelo livro “Ingmar Bergman – O Caminho Contra o Vento”.
Elisa Costa Pinto é professora de português e autora de manuais didáticos relativos à Língua Portuguesa, incluindo “Sinais, Signos e Plural”.