Fotografia: Jorge Simão
O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar está de regresso à vila da Ericeira para a sua 8ª edição. Entre os dias 15 e 24 de Março, esta iniciativa traz provas gastronómicas, sessões de showcooking e uma oficina de ciência, além de reunir diversos restaurantes onde o público se poderá deliciar com pratos exclusivamente preparados para este evento, tendo como estrela principal uma das mais exclusivas iguarias da costa jagoza.
Por estes dias o Mercado Municipal da Ericeira será transformado num seafood court onde, além de prova e venda de ouriços, será possível visitar pop-ups gastronómicos de cozinha do mar, cervejas artesanais e vinhos da região.
27 restaurantes aderentes irão confeccionar vários pratos únicos que honram a herança da Ericeira
No Mercado os visitantes poderão assistir a sessões de showcooking, com os (re)conhecidos chefs Rodrigo Alves, Nuno Nobre, Paulo Alves, Carolina Simões, Luís Brito, Maria Lagariço, Habner Gomes e Luís Miguel Rodrigues, assim como representantes da Docapesca.
As apresentações das diversas possibilidades de confecção do ouriço-do-mar serão, também, realizadas por alunos do Mestrado de Inovação em Artes Culinárias (ESTHE – Escola Superior de Hotelaria do Estoril), do Mestrado em Ciências Gastronómicas (NOVA FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia), para além dos Alumni da Pós-Graduação em Gestão e Cozinha (Universidade Lusófona).
No dia 16 de Março, às 10 horas, também no Mercado Municipal da Ericeira, irá decorrer uma oficina de ciência, dinamizada pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Vinte e sete restaurantes aderentes irão confeccionar pratos únicos que honram a herança da vila, como ouriços grelhados, açorda de ouriço com gambas ou leite creme de ouriço.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra, em parceria com Nuno Nobre, consultor e curador do projecto.
Fique a conhecer todos os pormenores relativamente às actividades e aos restaurantes que participam no evento, assim como os respectivos menus, através do flyer online oficial.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês