Fotografia: DR
O Município de Mafra é o mais recente membro da European Cities of Historical Organs (ECHO), uma associação criada em 1997 e que reúne representantes de diversas cidades europeias cujo património identitário inclui a existência de órgãos históricos.
A missão da ECHO é estimular e fomentar a preservação deste património através de um grande número de meios, principalmente de divulgação cultural, e além-fronteiras. A candidatura efectuada pelo Município de Mafra mereceu aprovação unânime do comité da ECHO, no âmbito do encontro anual que decorreu em Freiberg, na Alemanha, de 18 a 22 de Junho, por ocasião dos 300 anos do grande Órgão Silbermann da sua catedral.
Numa nota enviada às redacções, a autarquia congratulou-se pela feito, sublinhando que “a integração nesta rede constitui, mais do que uma expressão de reconhecimento da singularidade dos seis órgãos históricos da Basílica de Mafra, um oportuno contributo para a sua afirmação cultural num quadro europeu especificamente direccionado para a valorização dos instrumentos barrocos, neoclássicos e românticos.”