Mafra e Ericeira abrem portas ao piano

 

Fotografia: DR

 

Entre hoje e amanhã o concelho de Mafra vai receber dois recitais de piano, o primeiro protagonizado por Teresa Palma Pereira e o seguinte por Gerardo Rodrigues.

Na primeira proposta a Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai abrir as portas a Teresa Palma Pereira, às 21:30 de 23 de Abril, para um programa que inclui grandes obras de Mozart, Bartok e Mussorsky.

Teresa Palma Pereira é uma das pianistas mais prestigiadas da sua geração

A história desta pianista começou a ser escrita na Escola Superior de Música de Lisboa, onde obteve a classificação máxima sob a supervisão da pianista Tania Achot. Mais tarde, Teresa ingressou na Universidade Católica do Porto, onde tirou o mestrado em Performance de Piano, acompanhada por Filipe Pinto Ribeiro.

Os seus estudos musicais continuaram no Koninklijk Conservatorium Brussels, com Jan Michiels, e em Madrid, com Claudio Mehner. O seu doutoramento foi concluído em 2015, com Summa Cum Laude, a mais alta distinção, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, sob a orientação da pianista Sofia Lourenço e do compositor Paulo Ferreira Lopes.

Teresa Palma Pereira é uma pianista galardoada em vários concursos, entre portas e internacionalmente, com destaque para a primeira posição no Concurso Internacional Maria Campina, o segundo lugar e menção especial do júri no Concurso Internacional Princesa Lalla Meryem e o prémio do Koninklijk Conservatorium, em Bruxelas, para actuar como solista com a Orquestra da Câmara de Bruxelas, tornando-se assim uma das pianistas mais prestigiadas da sua geração.

Já a segunda proposta, “Estado de Alma” de Gerardo Rodrigues, apresenta-se em concerto no dia 24 de Abril, às 17 horas, no Auditório Municipal Beatriz Costa em Mafra.

Gerardo Rodrigues lançou o seu segundo álbum de originais, “Estado de Alma”, uma composição que dá seguimento ao trabalho iniciado com “Improvisos”, em 2020, e marca a sua viagem de autodescoberta em tempo de mudança e incerteza, potenciada pela pandemia.

Gerardo Rodrigues balança entre o New-Age, Neo-Classical, IndieClassical e o Instrumental Contemporâneo

A transparência, simplicidade e genuinidade das composições são já parte da sua identidade, e este segundo trabalho não é excepção, apresentando-se como a história das suas próprias emoções, exploradas num momento em que redefiniu o seu caminho, os objetivos e prioridades.

Num estilo muito próprio, que balança entre o New-Age, Neo-Classical, IndieClassical ou Instrumental Contemporâneo, as suas composições expõem um grande amor pelo piano.

Este espectáculo contará ainda com a participação especial de Afonso Esteves no violino.

É possível levantar os ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira, sendo que no caso do recital de Teresa Palma Pereira os bilhetes estão igualmente disponíveis online, na ticketline, com o custo de €3 para munícipes e menores de 23 anos e de €5 para o público em geral. O recital “Estado de Alma” de Gerardo Rodrigues, é um espectáculo de entrada gratuita.

Para mais informações sobre ambos os espectáculos é possível entrar em contacto através do número +351 261 817 170.