Lula

 

Fotografia: AZUL

 

Entre os cefalópodes (animais que têm os pés na cabeça, constituindo a classe mais avançada dos moluscos e, em alguns aspectos, os mais evoluídos de todos os invertebrados), as Lulas são as mais rápidas e ágeis nadadoras.

O seu habitat é próximo da costa, onde se alimentam de pequenos peixes, camarões, caranguejos e outras lulas, sendo consideradas grandes caçadoras. São capazes de mudar de cor e até de textura graças às células de pigmentação presentes nos seus tentáculos. Apesar da sua rapidez, agilidade e do sistema de camuflagem, são presas vulneráveis devido ao seu corpo macio.

Os pescadores da Ericeira e as respectivas embarcações também se têm adaptado às mudanças, sejam elas climáticas (que provocam de tempos a tempos tempestades destruidoras) ou do seu porto de abrigo, que tem passado por um sem fim de intervenções nas últimas seis décadas, a mais recente das quais uma dragagem de toneladas de areia que se vão acumulando entre terra firme e o fundo do mar nesta bacia portuária que também é uma praia.

Alguns deles ainda vão resistindo, juntamente com os seus barcos – como o “Lula”, presente nesta imagem captada ao amanhecer –, apesar destas dificuldades e doutras ameaças… até quando, é a grande questão.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês