Junta de Freguesia da Ericeira homenageia “O Gaivota”

 

Fotografia: Ruy Dinis

 

Após a evocação de ‘Zé Mosca’, a Junta de Freguesia da Ericeira avançou com a homenagem a outra figura carismática da vila.

Desta feita foi inaugurado um memorial a António Magalhães Duarte, mais conhecido como “O Gaivota”, que residia na Rua de Baixo.

Como não podia deixar de ser, nessa placa evocativa ‘Gaivota’ surge acompanhado pelo seu fiel ‘Tubarão’, cãozinho que o acompanhava para todo o lado, nomeadamente no transporte diário de combustível para abastecer os barcos de pesca no porto.

A conclusão da recuperação e restauro do tanque situado na rampa Norte do Porto de Pesca da Ericeira (e a referida inauguração do memorial) aconteceram no final de Setembro.

Gaivota surge acompanhado pelo seu fiel Tubarão

No grupo de Facebook “Figuras Castiças da Ericeira”, Toly Filipe partilhou neste âmbito o seguinte texto:

“Homenagem da JFE ao Jagoz GAIVOTA, António Magalhães Duarte, que faria este ano 80 anos, aqui nascendo em 29 ABR 1942, filho de José Severiano Duarte, da Lagoa-Stº isidoro (1904-1964), e de Olívia de Magalhães (1910-1985) de Lordelo-Monção. Era irmão do Serafim, acho que o único vivo, e do Joaquim TANOECO (pai da Paula Margarida Duarte), da Sara e da Dulce.

Era ainda primo direito do Xico do Rego, que mora no Norte, por parte da mãe deste. Acresce ainda que o seu pai José Severiano Duarte era primo direito da Albina PARAXONA e da sua irmã Nazaré PATAXONA, por via dos pais destes serem irmãos.”

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês