Fotografia: Red Bull
Com o Circuito Mundial de Surf ASP a entrar na fase decisiva da época, Tiago ‘Saca’ Pires joga o tudo ou nada para a manutenção na divisão de elite do surf no próximo ano nos eventos que se seguem no calendário. Amanhã começa já a janela de espera para o Hurley Pro Trestles, a oitava etapa do Samsung Galaxy World Tour 2014, onde o surfista da Ericeira vai enfrentar o australiano Josh Kerr e o sul-africano Jordy Smith na primeira ronda do campeonato, que se disputa entre os dias 9 e 20 de Setembro em Trestles, Califórnia.
No 11º heat da ronda inaugural do campeonato, ‘Saca’ vai ter de puxar da cartola o seu melhor surf para conseguir ultrapassar os adversários que se seguem e melhorar o 24º lugar na classificação geral. Josh Kerr encontra-se confortavelmente no 11º lugar, e tem no currículo deste ano um segundo lugar alcançado em Margaret River, na 2ª etapa do ano, enquanto Jordy Smith se encontra no 14º posto.
As expectativas sobre a prestação de ‘Saca’ na Califórnia são elevadas. Na etapa anterior do circuito, disputada em finais de Agosto no Tahiti, o surfista da Ericeira conseguiu alcançar o nono lugar, amealhando preciosos pontos na luta pela manutenção na divisão de elite do surf e galvanizando o espírito para a etapa que se segue.
Contudo, a época de ‘Saca’ continua a ser pautada por oscilações e pouca consistência nas prestações, e logo após a competição em Teahupoo, Tiago Pires rumou aos Açores para a quarta etapa prime do Circuito Mundial de Qualificação, o SATA Azores Pro presented by Sumol, e acabou por sucumbir no primeiro heat da primeira ronda.
O brasileiro Gabriel Medina encontra-se na liderança do circuito, tendo logo atrás o multi-campeão Kelly Slater.
Paralelamente ao Hurley Pro Trestles irá decorrer o Swatch Women’s Pro Trestles, a sétima etapa do circuito mundial feminino, actualmente liderado pela havaiana Carissa Moore.
HEATS RONDA 1:
H1: Taj Burrow (AUS), Adrian Buchan (AUS), Travis Logie (África do Sul);
H2: Mick Fanning (AUS), Miguel Pupo (BRA), Brett Simpson (EUA);
H3: Michel Bourez (Polinésia Francesa), Filipe Toledo (BRA), Jeremy Flores (FRA);
H4: Joel Parkinson (AUS), Kai Otton (AUS), Raoni Monteiro (BRA);
H5: Kelly Slater (EUA), Matt Wilkinson (AUS), Tanner Gudauskas (EUA);
H6: Gabriel Medina (BRA), Adam Melling (AUS), Carlos Muñoz (Costa Rica);
H7: Adriano de Souza (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Aritz Aranburu (ESP);
H8: Kolohe Andino (EUA), Fred Patacchia (HAV), Jadson Andre (BRA);
H9: Nat Young (EUA), CJ Hobgood (EUA), Dion Atkinson (AUS);
H10: Owen Wright (AUS), Julian Wilson (AUS), Alejo Muniz (BRA);
H11: Josh Kerr (AUS), Jordy Smith (África do Sul), Tiago Pires (POR);
H12: John John Florence (HAV), Bede Durbidge (AUS), Mitch Crews (AUS).