Já é conhecido o calendário da Liga MEO Surf para 2023

 

Fotografia: Henrique Pyrrait – ph. Pedro Mestre/ANSurfistas

 

A Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf português, apresentou o seu programa de actividades para a temporada de 2023, que vai arrancar no dia 24 de Março na Figueira da Foz.

Juntamente com a Ericeira, cuja prova está marcada para 10 a 12 de Junho, a principal competição do surf nacional tem etapas agendadas no Porto e Matosinhos em Abril, Ribeira Grande em Junho e Peniche em Outubro, numa estrutura competitiva similar à temporada anterior.

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), mostra-se muito expectante com o que esta nova temporada reserva: “depois de vermos uma renovação no título nacional masculino no ano passado, com Guilherme Ribeiro a levar a melhor, é sempre com entusiamo que acompanhamos o que os talentos mais jovens, como por exemplo Matias Canhoto, podem vir a trazer de interesse adicional para todos os seguem de perto a evolução do surf nacional. Passamos agora a contar com a possibilidade de participação de surfistas não comunitários que residam em Portugal, outro factor que irá com toda a certeza trazer mais competitividade.

a etapa da Ericeira está marcada para 10 a 12 de Junho

Naquela que será a 13ª edição da Liga MEO Surf, o regresso das estrelas nacionais às praias portuguesas acontece com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot a defenderem os títulos nacionais de 2022.

Gilherme Ribeiro admite sentir-se “extremamente bem preparado para atacar 2023. Esta é uma temporada que já vem de uma pré-época de 3 meses. Desde a última etapa da Liga MEO Surf 2022, em Novembro, que me comecei a preparar, passando inclusivamente um mês a treinar no Havai. Considero que me preparei melhor que nunca e que 2023 tem tudo para correr bem. As ambições para este ano são idênticas a 2022. Vou partir para todas as etapas para ganhar, pensando etapa a etapa, sem pensar já nas contas finais. É na última etapa que se fazem as contas e, independentemente do local, vou sempre com o mesmo objetivo: ganhar!”

A actual campeã não fica atrás com o entusiasmo e mostra estar bastante motivada para este ano. Teresa Bonvalot afirma que “neste momento estou a competir no World Tour, onde quero estar, e tem sido uma experiência inacreditável. Quero aproveitar este momento ao máximo. Isso faz com que ainda não conheça bem o meu calendário e, por isso, ainda não sei se vou estar apta ou não para competir na Liga MEO Surf. Acredito que este vai ser um ano ainda melhor que o anterior, procurando sempre absorver todas as experiências para me tornar melhor atleta e pessoa”.

Numa lógica de confronto de talentos e gerações, muitos e bons valores vão também lutar pelos títulos máximos do quadro competitivo português, com Frederico Morais (membro da elite do surf mundial no período compreendido entre 2017 a 2022), Francisca Veselko (recém-coroada campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional em 2021), e Carolina Mendes (campeã nacional em 2016 e 2017 e vice-campeã nacional em título) a também marcarem presença, entre outras estrelas do surf em Portugal.

Frederico Morais apresenta-se cheio de vontade de vontade para participar na competição a título nacional e comenta que “se conseguir fazer todas as etapas, gostaria de recuperar o título, além de mostrar bom surf num circuito muito competitivo e com excelentes surfistas. Tenho a certeza que vai ser um excelente ano para o surf português.”

as premiações especiais continuam com a Allianz Triple Crown e os prémios reservados aos melhores surfistas locais

Francisca Veselko, actual campeã mundial júnior, continua cheia de energia e pretende dar o seu melhor nesta competição: “sinto-me muito bem. Estou a atravessar uma fase positiva, que foi coroada com o título mundial júnior. Estou saudável e cheia de garra para dar o meu melhor na Liga MEO Surf de forma a chegar novamente ao topo”.

Por sua vez, Carolina Mendes sente-se igualmente motivada e diz estar feliz por esta nova temporada “e por poder competir mais uma vez na Liga MEO Surf. Quero poder fazer um bom ano de competições. Gosto imenso de algumas das etapas do calendário e das respetivas ondas. Penso que se encaixam bem no meu surf. Quero dar o meu melhor e ir atrás das vitórias.”

Esta competição não é apenas para os que estão na água, contando também com a participação do público que pode escolher os seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um relógio GPS The Search 2 da Rip Curl para o vencedor de cada etapa e ainda uma prancha da Polen Surfboards para o mais pontuado no final do ano. Os interessados podem participar através do fantasy.ansurfistas.com, onde podem também seguir os seus surfistas favoritos.

Em 2023 continuam as premiações especiais: a Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande; a disputa pela melhor onda de cada etapa e o Joaquim Chaves Saúde Best Wave; a melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras no Bom Petisco Girls Score; a luta pelas melhores manobras tanto no masculino como no feminino nas Go Chill Expression Sessions e, ainda, os prémios reservados aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.

A Somersby está também de volta ao lote de sub-troféus, com o Somersby Round, que premeia a melhor performance desportiva numa das fases mais competitivas de cada etapa: o round 3, onde cessam as baterias de 4 atletas.

Destaque ainda para o Junior Tour, plataforma competitiva reservada para os talentos do surf nacional de até 20 anos que, em 2023, será composta por 3 etapas e com os campeões nacionais júniores de 2022, Martim Nunes e Érica Máximo, a liderarem os surfistas participantes.

o Junior Tour será composto por 3 etapas

Luíza Galindo, Directora de Marketing e Comunicação do MEO, realça que “estamos muito satisfeitos por voltarmos a ser parceiros da Associação Nacional de Surfistas por mais três anos e por estarmos, uma vez mais, ao lado dos melhores surfistas nacionais. A relação de Portugal com o Mar já vem de longa data – remete-nos ao tempo dos Descobrimentos – e para nós, MEO, continua a ser um motivo de orgulho apoiar esta modalidade, que atrai um número considerável de adeptos do mundo inteiro.

O Surf é muito mais que uma modalidade desportiva, é um estilo de vida com valores próprios e um dos embaixadores do turismo em Portugal. É com muito orgulho que temos vindo a contribuir para o crescimento de atletas de renome do surf português, seja pela forma de patrocínio individual, seja através da dinamização e aposta contínua da Liga MEO Surf.”

A Liga MEO Surf conta, pelo quinto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade, mais uma vez com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” do surf, e o seu programa “Amar o Mar”, onde, em conjunto com o Pingo Doce, realizando-se ações de sensibilização e de pedagogia, incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

A nível televisivo, todas as etapas poderão ser acompanhadas em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e nas redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire! com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Campeões Nacionais dos últimos 5 anos (2018 a 2022)

  • 2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
  • 2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
  • 2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
  • 2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins
  • 2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp

Calendário Junior Tour 2023

  • Projunior#1 – 15 a 16 de Abril – Porto e Matosinhos
  • Projunior#2 – 13 a 14 de Maio – Viana do Castelo
  • Projunior#3 – 29 a 30 de Julho – Santa Cruz