“A Infância Indistinta” vence Prémio Literário do Município de Mafra

Livros - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

“A Infância Indistinta”, da autoria de José António Carvalho Batista, conquistou a edição inaugural do Prémio Literário do Município de Mafra, dedicada à modalidade da Poesia.

A Câmara Municipal de Mafra acabou de deliberar homologar a proposta de atribuição deste galardão formulada pelo júri, na sequência da análise das 89 candidaturas aceites a concurso.

no Dia Mundial da Poesia a Câmara Municipal apresentará a edição da obra premiada e atribuirá o valor pecuniário do prémio ao autor

Este trabalho inédito foi distinguido pela sua qualidade literária por um júri constituído por três elementos de reconhecido prestígio no mundo da cultura e da literatura: Fernando Pinto do Amaral, que presidiu, Alice Vieira e José Fanha.

Nas palavras do júri, “pela diversidade que mostram dentro de uma escrita informada e elaborada, com diversos géneros de respiração poética”, foram ainda atribuídas três Menções Honrosas referentes às seguintes obras: “Do Caderno do Andarilho”, cujo autor é Pedro Manuel Martins Baptista (Coimbra); “Livro sem Poesia”, de autoria de Regina Célia Ribeiro Faria (São Paulo, Brasil); e “Poemas Nómadas”, da autora Margarida Maria de Mello Pereira de Castro da Hora, de Eskilstuna, Suécia.

O Prémio Literário do Município de Mafra tem como finalidade incentivar, promover e divulgar a criação literária, sendo atribuído alternadamente a obras inéditas de poesia e de prosa de ficção. São admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única.

No Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de Março de 2021, a Câmara Municipal procederá, em cerimónia pública, à apresentação da edição da obra premiada e à atribuição do valor pecuniário de dois mil euros ao autor, José António Carvalho Batista.