Fotografia: André Boto
O Immerso, que foi o primeiro hotel de 5 estrelas da Ericeira, continua a receber distinções, e desta feita o reconhecimento é internacional. O projecto arquitectónico de Tiago Silva Dias conquistou o prémio BUILD Excellence in Hospitality Architecture.
De acordo com o arquitecto, nunca é fácil perceber os critérios dos jurados, mas no caso do Immerso “o enquadramento e a relação com o sítio onde se implanta, as vistas e a relação com a paisagem envolvente, marcada pelo vale onde se insere e a fortíssima presença do oceano, determinaram os aspectos formais exteriores do conjunto” chamam a atenção, num momento em que “há um interesse acrescido pela arquitectura que se produz em Portugal”.
os Prémios BUILD pretendem honrar o melhor que se faz internacionalmente nas áreas de inovação técnica, design e serviços nos sectores da construção e imobiliário
Inaugurado em 2022, o hotel diferencia-se pela forma harmoniosa como se integra no cenário envolvente, pela disposição do projecto em várias construções e, ainda, pela forma como joga com as vistas e a disposição solar.
“No que se refere à arquitectura, o Immerso distingue-se pela combinação entre a sustentabilidade do conjunto (através da adopção de um desenho baseado em princípios construtivos ajustados às condições climatéricas do local) e pela ligação ao lugar, que se exprime através da gama de materiais empregues, que combinam o legado ancestral que a região contém com a contemporaneidade que se imprimiu no desenho”, explica o arquitecto premiado.
Os Prémios BUILD pretendem identificar e honrar o melhor que se faz internacionalmente nas áreas de inovação técnica, design e serviços nos sectores da construção e imobiliário. Para determinar os resultados, a revista BUILD tem em consideração o empenho, a experiência e a inovação demonstrados pelos nomeados.
Com uma oferta distinta do que existe na zona, o Immerso traz uma nova proposta de hospitalidade. Instalado num vale, conjuga quatro zonas diferentes de alojamento, todas abraçadas pelo verde em redor. O grande luxo é o contacto com a natureza. Tem 37 quartos, dois espaços de restauração com consultoria do chef Alexandre Silva, spa, piscina e bar, e um jardim orgânico. O serviço é rigoroso mas descontraído, como se entrássemos num refúgio de paz, onde nos sentimos seguros e tudo está no seu lugar.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês