Fotografia: DR
Esfera Brilhante é o título da exposição de Jorge Castanho que será inaugurada no Sábado, pelas 16 horas, na Sala Atlântico do Parque de Santa Marta, Ericeira.
A mostra, organizada pela Helder Alfaiate Galeria de Arte em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, é bastante diversificada em materiais e suportes, exprimindo diversas vertentes das linguagens analógicas e digitais do mundo contemporâneo: Concept Art, Realidade Aumentada, Instalação e Escultura Digital.
O conjunto está organizado em cinco áreas artísticas distintas, baseadas nas linguagens referidas acima:
Naufrágio é uma instalação composta pelo total de 18 esculturas digitais impressas e montadas com a técnica de paper craft. Obras elaboradas entre 2007 e 2010 que evocam um episódio passado entre o D. Manuel I e o Papa, no ano de 1515.
Espectros é composta por 150 esculturas de pequena escala feitas em barro branco, apresentadas em contraste com um pano negro, realçando presenças e ausências e levando o observador a pensar nos espaços e nas forças que se movem no frágil equilíbrio.
Concept Art apresenta uma série de desenhos de criaturas em tecnologia 3D. Não são apenas desenhos, indicam um estado inicial de um projeto, com um título que se anuncia, como uma storyline.
Escila (nome de um monstro marinho da mitologia clássica grega) propõe a apresentação de um escultura digital através da realidade aumentada. A tecnologia permite que no ecrã do smatphone dos visitantes surja uma criatura, através do uso do software Layar. Esta peça está ausente, mas poderá ser acedida em qualquer lugar onde o desenho de referência estiver afixado.
E, por último, Horizonte-Eterno, uma peça elaborada expressamente para este evento. Trata-se de um “túmulo de tecnologias” onde jazem alguns detritos digitais.
Esta mostra, com entradas gratuitas, ficará patente entre os dias 25 de Fevereiro e 26 de Março nos seguintes horários: 4.ª a 6.ª-feira – das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Sábado e Domingo – das 14h00 às 19h00. Encerra à 2.ª e 3.ª-feira e aos feriados.
O Autor
Jorge Castanho conta no seu currículo com uma Licenciatura em Desenho na Universidade de Lisboa e um Doutoramento de Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. Tem vindo a desenvolver vários projectos, como programas de pós-doutoramento, conferências de desenho e investigação no Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
A sua experiência artística é vasta. Destaquem-se, por exemplo, o Monumento ao Mineiro (Des)conhecido, na Mina de São Domingos, exposições no Espaço Navegantes na Capital e, mais recentemente, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbekian, em Lisboa.