Entre tecidos e montras

 

Fotografia: Filipa Teles Carvalho

 

Há precisamente uma semana publicámos uma reportagem, com autoria de Filipa Teles Carvalho sobre a mítica retrosaria ericeirense José Rola Paulo, espaço de peregrinação para jagozes e visitantes.

Hoje voltamos a celebrar este espaço único com uma fotogaleria garrida, onde não faltam montras temáticas nem tecidos de vários padrões… e onde também se encontram carrinhos de linhas e botões, novelos de lã e fitas de casamento.

Às imagens juntamos algumas palavras de Rita Leal, que gere o estabelecimento em conjunto com a tia Maria Lúcia Rocha, sobre os tecidos ali comercializados:

Tento apostar muito no que é português tradicional, da Chita ao Cotim… até porque trabalho muito com ranchos, com recriações históricas e tem que ser ao pormenor. São clientes exigentes e sabem exactamente o que querem. Agora, é difícil só apostar nisso. É preciso saber o que é autêntico, mas é difícil vender só português; há marcas que acabaram… mais recentemente, já se começa a ver mais coisas a aparecer. As fazendas mais caras que eu tenho são, de facto, as portuguesas.