Fotografia: DR
De 4 a 25 de Março está de regresso o CineMafra – Ciclo de Cinema Documental. Esta edição conta com quatro produções nacionais e com a participação especial dos realizadores. As sessões realizam-se sempre à segunda-feira, a partir das 21:30, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
O ciclo arranca no dia 4 com o filme “Via Norte”, uma produção de Paulo Carneiro que aborda um cineasta que viaja 2000 km em direcção a Norte, onde se encontra com alguns dos seus compatriotas, os quais partilham o amor por carros. Nesses encontros o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura procuram fugir à dureza do dia.
quatro sessões com selo nacional
No dia 11 será a vez de “Cidade Rabat”, filme de Susana Nobre que esteve presente na edição de 2023 do Festival de Berlim. A produção conta a história de Helena (Raquel Castro), uma produtora de cinema de 40 anos e mãe divorciada que passou os últimos dois anos a cuidar da mãe. Quando esta morre, o processo de luto transforma-a profundamente, pondo-a observar aquilo que se passa à sua volta.
“Não Sou Nada” chega no dia 18 e explora o universo do genial poeta Fernando Pessoa e dos seus vários heterónimos. Este filme de Edgar Pêra apresenta um retrato misterioso que encena as várias identidades do célebre autor num universo onde todas elas parecem co-existir.
A fechar o ciclo, “Baan” (a palavra tailandesa que significa “casa”) entra em cena no dia 25. Esta é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles.
O filme narra a história de L, que acaba de se iniciar como estagiária num atelier de arquitectura e vive uma montanha-russa emocional após sair de uma relação fracassada e começar um novo relacionamento.
CINEMAFRA | CICLO DE CINEMA DOCUMENTAL – ERICEIRA
Com a Participação Especial dos RealizadoresPosted by Cinescore-Studios on Thursday, 22 February 2024
Os bilhetes para assistir a estas quatro sessões com selo nacional já se encontram à venda nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira, bem como na Ticketline. Também será possível adquiri-los na Casa da Cultura da Ericeira, uma hora antes do início de cada sessão.
Os ingressos têm o preço de 3 euros para munícipes e menores de 23 anos e de 5 euros para o restante público.
O CineMafra integra a candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), contemplada na ação “Programação Cultural RTCP”.