Fotografia: RogerioCharraz.com
Entre os dias 20 de Janeiro e 17 de Fevereiro, Mafra será palco do regresso de um ciclo musical que promete mergulhar o público nas raízes da tradição portuguesa. O Ciclo de Música Tradicional Portuguesa “Raízes” regressa à Casa da Música Francisco Alves Gato para apresentar três espectáculos que celebram a riqueza e a diversidade da música nacional.
O ciclo inicia-se no dia 20 de Janeiro, às 21:30, com a actuação envolvente de Luiz Caracol. Um músico, cantor e autor que tem na génese da sua música uma identidade muito própria.
uma tripla de concertos únicos entre Janeiro e Fevereiro
As influências de uma Lisboa multi-cultural, onde vive, e da ligação que sempre teve com as culturas dos principais países de língua portuguesa, como são Portugal, o Brasil, a Guiné, Moçambique, Cabo Verde ou Angola, encontram-se reflectidas nas suas canções. A música de Luiz Caracol é mulata e mestiça, inundada por muitas cores. É de Lisboa, fala português, mas pertence ao mundo.
A segunda apresentação, agendada para o dia 3 de Fevereiro, traz a talentosa fadista Maria Ana Bobone à Casa da Música Francisco Alves Gato. Tendo encontrado um caminho singular no âmbito do fado, Maria Ana Bobone canta acompanhando-se ao piano num concerto intimo e marcante, trazendo alguns dos fados mais célebres, bem como algumas versões e composições originais, numa abordagem musical popular ao instrumento.
Com um cuidado extremo na selecção poética, esta abordagem acrescenta novas cores ao tradicional, mantendo-lhe a essência, uma viagem pelo modo de ser português. Do profundo folclore ao fado mais castiço, Maria Ana apresenta-se como é num concerto especial.
Encerrando este ciclo musical no dia 17 de Fevereiro, estará Rogério Charraz. O espetáculo que o artista vai apresentar ao público traz as reflexões do álbum, que é muito mais do que um simples conjunto de canções. Trata-se de um trabalho conceptual que, embora, por fora seja apenas um álbum de música, quando nele entramos abrimos a porta de um prédio. Cada canção é dedicada a uma das casas desse prédio, começando no rés-do-chão e subindo até às águas-furtadas.
Como em todos os prédios, os habitantes têm vidas e preocupações muito distintas, embora residam no mesmo espaço. Ao contar as suas histórias, debruçamo-nos sobre questões actuais, estruturantes e fracturantes da nossa sociedade.
Abordam-se problemáticas como a vida nómada dos professores, a homossexualidade, a integração de imigrantes, o assédio sexual, o exercício da parentalidade quando os casais se separam, a morte ou o questionamento da fé. O espectáculo “Reunião de Condomínio” fará subir ao palco a originalidade deste conceito – possibilitando assim que o público, conduzido pela narração do letrista José Fialho Gouveia e pelas ilustrações de Samuel Úria, ‘viaje’ pelas escadas do prédio e bata à porta de cada residente, rindo-se e emocionando-se com a sua vida.
Os ingressos para os concertos estão disponíveis nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, bem como online através do site da Ticketline. Para aqueles que preferem a compra presencial, os bilhetes estarão disponíveis no local do espectáculo uma hora antes do início de cada apresentação.
Os valores dos bilhetes para Munícipes e menores de 23 anos é de 3 euros, enquanto o público em geral pode desfrutar dos espetáculos por 5 euros.
Este Ciclo de Música, promovido pela Câmara Municipal de Mafra, realiza-se no âmbito da candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), contemplada na acção “Programação Cultural RTCP”.