Fotografia: Rosino
A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra foi distinguida pelo jornal britânico The Telegraph como uma das mais espectaculares do mundo. Este tesouro histórico e arquitectónico ocupa a mais vasta e nobre de todas as salas do edifício, com cerca de 85 metros de comprimento. À época, e para a constituição do seu acervo, o rei D. João V enviou ao estrangeiro emissários especiais, responsáveis por adquirir o que de melhor e mais recente se imprimisse.
Esta biblioteca possui cerca de trinta mil títulos, de onde se destaca uma Bula concedida pelo Papa Bento XIV em 1754. As regras gerais de acesso ao acervo da biblioteca do Palácio contemplam a consulta das obras por historiadores, investigadores e estudantes, maiores de 18 anos, sob apertadas regras de vigilância por parte de funcionários do palácio.
Para além deste ícone do nosso concelho, o jornal The Telegraph referiu também a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (igualmente mandada construir por D. João V), a Tripitaka Library na Coreia do Sul e a Wiblingen Abbey na Alemanha, entre outras.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês