Fotografia: AZUL
A Feira dos Alhos está de regresso à Ericeira entre os dias 22 e 25 de Julho no Largo de São Sebastião, na zona norte da vila. O evento remonta ao século XVII, quando foi oficialmente instituído por um Alvará Régio de 1673.
Ao longo dos tempos, a feira sofreu diversas mudanças no seu formato, mas manteve a sua essência: a venda de alhos e outros produtos alimentares tradicionais da região. No final do Século XX, a Feira dos Alhos (originalmente conhecida por feira de Santiago, em honra do Santo homónimo a quem é consagrada a data central da feira – 25 de Julho) costumava ser uma festividade prolongada que acontecia em terra batida, situada no terreno próximo à Praia de São Sebastião. Durante esses dias, o ambiente era repleto de animação, com carrósseis e vendedores ambulantes que ofereciam uma grande variedade de produtos, desde têxteis e guloseimas a cassetes pirata.
a feira tem mantido a sua essência, apesar das mudanças de formato
No entanto, com a construção do Parque Urbano de São Sebastião, a feira foi realocada para o espaço vizinho à Ermida, onde retomou a sua função original. Esse ajuste não trouxe apenas de volta as origens da feira como também ofereceu um novo cenário para a realização do evento, mantendo a tradição viva.
Julho é considerado “o mês da feira” na Ericeira, sendo que este evento atrai produtores de terras vizinhas e moradores à procura de abastecerem as suas despensas para os meses seguintes.
A tradição da Feira dos Alhos é fundamental para manter viva a história da região e fortalecer os laços culturais entre gerações. A cada nova edição a feira reafirma o seu lugar como um dos eventos comerciais mais aguardadas e significativos da Ericeira.