«A característica que os locais mais mencionaram prende-se com a beleza da vila»

 

Fotografia: Nuno Vicente

 

No decorrer da frequência do Mestrado Científico (MSc) em Hospitality and Tourism Management (Gestão de Hotelaria e Turismo) na ISCTE Business School, Ana Filipa Martins elaborou uma dissertação cujo tema central se foca na personalidade do destino turístico Ericeira, tendo como principal objectivo perceber como os locais a percepcionam.

Neste momento, a autora já defendeu o seu estudo – onde pretendeu perceber de que forma os residentes, proprietários de negócios, associações sem fins lucrativos e meios de comunicação social percepcionam a personalidade da Ericeira enquanto destino turístico – e encontra-se a fazer o segundo ano do mestrado nos Estados Unidos da América, na Rosen College of Hospitality Management, localizada na Flórida.

A AZUL – Ericeira Mag esteve à conversa com Ana Filipa Martins para saber mais detalhes sobre a sua tese, quais as características atribuídas à vila, como os stakeholders da Ericeira a descrevem e que adjectivos melhor a caracterizam.

 

De acordo com os dados reunidos, que opinião têm os locais sobre a Ericeira?  

De modo geral, a opinião dos locais sobre a Ericeira é extremamente positiva, o que foi percepcionado pela forma entusiasta como responderam ao questionário, não só pelos demais adjectivos utilizados como pela forma descritiva com que o fizeram, mesmo quando apenas eram pedidas características singulares. Foi interessante condensar todo o calor e orgulho que os locais colocaram nas suas descrições em características/atributos singulares passíveis de análise estatística. 

a vila da Ericeira foi descrita como extrovertida, acolhedora e sincera

Na forma como os locais avaliaram a Ericeira, certas dimensões de personalidade foram determinadas com base em traços de personalidade, apresentados em forma de questionário. A vila, enquanto destino turístico, foi descrita como Extrovertida (animada/vivaz,  alegre), como estando Na Moda (moderna, sofisticada e dinâmica), como Sincera (honesta, bem-educada e atenciosa), como Cool (única e fascinante), como Confiante (aventurosa, confiante, romântica e entusiasta), como Acolhedora (hospitaleira, acolhedora e amigável), como Pacífica (calma, pacífica e paciente), como Prática (orientada para a família e terra-a-terra), como Sã/Saudável/Robusta (genuína e feliz), e como Atractiva (charmosa e contemporânea). 

 

Como a descrevem e que características lhe são mais vezes atribuídas como destino turístico único? 

A característica/atributo que os locais mais mencionaram prende-se com a beleza da vila, nomeadamente das suas paisagens, natureza e costa marítima. Muitos descreveram a Ericeira como pitoresca e maravilhosa. Além disso, muitos mencionaram as numerosas praias da Ericeira e os seus atributos, bem como a gastronomia da vila, acentuada pelo marisco e peixe fresco e pela existência de inúmeras opções de restaurantes. 

Outra característica bastante mencionada pelos locais foi a hospitalidade do povo da Ericeira e a sua arte de bem receber, assim como a segurança e tranquilidade da vila, características que determinaram como relevantes para o sucesso do turismo local. 

a hospitalidade do povo da Ericeira foi uma característica muito mencionada pelos locais 

Adicionalmente, muitas foram as respostas que incluíam características/atributos relacionados com a identidade da Ericeira, como as suas pessoas, a sua singularidade, a sua tradição, a sua história, a sua arquitectura tradicional com o traço azul e o seu característico cheiro a maresia. 

 

Tendo em conta as respostas ao questionário, pode concluir-se que o reconhecimento da Ericeira como Reserva Mundial de Surf (RMS) é importante (e teve um impacto directo positivo) para o crescimento e desenvolvimento do turismo da vila? 

De acordo com as respostas dos locais, estimou-se que o reconhecimento como RMS tem e teve um impacto positivo no desenvolvimento e crescimento do turismo local e é relevante para o mesmo. Contudo, determinou-se que este reconhecimento não influenciou a personalidade da vila percepcionada pelos locais, apesar de ter sido identificado como um determinante para o turismo da Ericeira. 

1ª Etapa Circuito Intersócios Surf Bodyboard Ericeira 2014. - ph. Humberto Coelho

O que não podem os nossos leitores perder nas suas visitas à Ericeira? 

Segundo os locais, não se devem perder as praias da Ericeira e as suas magníficas paisagens, bem como a gastronomia local. 

as conclusões demonstraram que os locais reconhecem o mérito da identificação como RMS no crescimento do turismo na Ericeira

O que diria a quem nunca visitou a vila como incentivo a uma visita? 

A Ericeira é o sítio ideal para o encontro com a natureza, em segurança, com acesso a turismo de aventura, mas também com inúmeras opções para um merecido descanso. 

 

Como é que tem sido o impacto da evolução dos últimos anos (a massificação do turismo, o surf…) na identidade da vila da Ericeira?

Curiosamente, não foi significativo o número de locais que mencionaram a massificação do turismo de surf na Ericeira, tendo o foco sido maioritariamente positivo nas respostas dadas, o que contrasta com muitas entrevistas incluídas na investigação para esta tese que realçam os efeitos nocivos da promoção da Ericeira ligada ao surf e como isso se reflecte no crowd no mar, entre outros pontos menos positivos. 

a Ericeira é o sítio ideal para o encontro com a natureza

De modo geral, as conclusões desta tese demonstraram que os locais reconhecem o mérito da identificação como RMS no crescimento do turismo na Ericeira, contudo é de ressalvar que o surf e a RMS foram escassamente mencionados de forma holística pelos locais quando questionados sobre características/atributos que tornam a Ericeira um destino turístico único. Este facto levou à conclusão de que, apesar de reconhecerem a importância da RMS para a Ericeira, o património do surf não é um factor de extrema relevância na forma como os locais percepcionam a identidade da Ericeira e, como tal, os últimos 10 anos enquanto RMS não influenciaram/alteraram a identidade da vila pelos olhos dos residentes e locais.  

Leia aqui a dissertação de mestrado de Ana Filipa Martins na íntegra.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês