Visitas em Família ao Palácio Nacional de Mafra

Palácio Nacional de Mafra. - ph. Pedro Ribeiro Simões

 

Fotografia: Pedro Ribeiro Simões

 

A Câmara dos Ofícios vai promover visitas destinadas a famílias no Palácio Nacional de Mafra, com duas temáticas distintas, a partir do final de Julho e até Setembro.

“De Casa para o Convento” e “Um Paço de Dança” prometem oferecer experiências inesquecíveis ao público.

Na visita “De casa para o Convento”, que decorrerá na enfermaria do Convento, os grupos serão recebidos por Frei João de Santa Maria, “um frade atarefado e muito rigoroso com as regras do convento”, a quem os jejuns frequentes provocam alguma falta de visão. Numa das suas deambulações pelo convento, depara-se com um grupo de pessoas que julga ser o dos novos frades que esperam no convento. Após uma lição sobre as regras da ordem dos Franciscanos, Frei João inicia uma visita aos diferentes espaços conventuais do monumento.

Mas nesta aventura nem tudo são rosas! Uma grande maleita atacou o convento e deixou os irmãos todos acamados. Com esta calamidade em mãos, Frei João não perde tempo e de imediato recruta enfermeiros e boticários, que após um rigoroso exame de aptidão irão tratar os doentes e preparar os medicamentos necessários para as diferentes doenças.

Estas visitas serão realizadas nos dias 26 de Julho, 23 de Agosto, 5 de Setembro, 9 de Setembro e 20 de Setembro, sempre às 15 horas.

De casa para o Convento e Um Paço de Dança até Setembro

Já na visita “Um Paço de Dança” os visitantes serão levados numa viagem pelo Palácio, descobrindo a respectiva história.

Os visitantes serão recebidos por D. Isabel, aia da princesa Maria Bárbara ou por D. Tomás. Com mote no Baile Real que a Princesa vai realizar, encaminham os visitantes pelo Palácio. No percurso serão desvendadas algumas das Histórias da Corte e da Construção do Palácio. A viagem segue até ao Torreão da Rainha com visita aos aposentos de sua majestade e quarto de vestir. Na sala grande do Torreão, é ensinada aos convidados a dança preferida da Princesa Maria Bárbara, e também como devem fazer o cumprimento real ou a vénia, já que na corte devemos seguir sempre as regras de etiqueta e boas maneiras.

Esta visita acontecerá a 25 de Julho, 22 de Agosto, 26 de Agosto, 6 de Setembro e 19 de Setembro, também sempre às 3 da tarde.

Devido ao actual contexto pandémico, ambas as visitas destinam-se a grupos limitados a 10 pessoas.

É possível realizar marcações e obter mais informações através do Serviço Educativo do Palácio Nacional de Mafra: Telefone – 261 817 554 | Email – servicoseducativos@pnmafra.dgpc.pt.