Vira Milho, Micaela e Mónica Sintra nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem

Festas Ericeira 2014. - ph. José Guerra

 

Fotografia: José Guerra

 

Entre os dias 14 e 18 de Agosto vai haver festa de arromba na Ericeira: ao longo de cinco dias vão realizar-se os tradicionais festejos anuais em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Santa Padroeira dos pescadores.

… E este ano a Comissão de Festas voltou a apostar forte na programação musical, onde os principais destaques vão para Vira Milho (concerto marcado para dia 14, às 22 horas, no Largo das Ribas) Micaela (actua dia 15) e Mónica Sintra, na mesma hora e local dos anteriores mas na noite seguinte – Sexta-feira, 16 de Agosto.

Além destes três nomes fortes da Música Popular Portuguesa (ou MPP), todas as jornadas terão a sua quota-parte de espectáculos musicais, entre a Filarmónica Cultural da Ericeira (que também fará uma arruada) e vários grupos de baile, como Grupo Charme, Grupo Vox ou Banda Enigma. E no dia 18 (o Domingo que encerra os festejos) haverá um tributo aos Queen pelos Kind of Magic.

Quanto a outras actividades profanas, o principal destaque vai para o fogo-de-artifício, no Sábado 17 de Agosto.

Esta festa tem uma forte raiz religiosa, sendo que relativamente às celebrações sagradas as principais referências são as procissões, nomeadamente a procissão das velas com ida da Imagem da Nossa Senhora ao mar. A realizar-se no Sábado, 17, pelas 22 horas caso as condições marítimas o permitam, a “procissão dos barcos” maravilha edição após edição milhares de pessoas que acorrem à Ericeira para viver momentos de forte beleza e espiritualidade.

No Domingo, dia 18 de Agosto, a Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem sairá da Capela de Santo António para a Igreja Paroquial pelas 11:45, sendo que às 16 horas se iniciará a Procissão pelas ruas da vila com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa, Dom Daniel Batalha Henriques.

As entradas são sempre livres e durante os dias da festa haverá serviço de restaurante, com grande oferta no que toca a bebidas e comidas, nomeadamente sardinhas e febras.

O cartaz integral da programação é o seguinte: