Turismo em Portugal disparou na Páscoa

Lisboa. - ph. Mat McDermott

 

Fotografia: Mat McDermott

 

Foi no passado mês de Março que se celebrou a Páscoa e esse período festivo correu de feição para o sector do turismo do nosso país, que registou crescimento em todas as regiões. A hotelaria em Portugal registou 3,7 milhões de dormidas (mais 20,3% que no mês homólogo do ano passado) e 1,4 milhões de hóspedes (mais 18,8%), de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados estes mês.

Os proveitos totais da hotelaria nacional também aumentaram 22,5% em Março, o que segundo o INE são “efeitos de calendário”, já que os dados referentes a esta época festiva foram semelhantes em 2015.

O crescimento de dormidas em Março atingiu todas as regiões do país, com destaque para os Açores, onde o aumento foi de 55,6% face ao mês homólogo do ano passado, o que se explica sobretudo pelo efeito da liberalização do transporte aéreo no arquipélago, designadamente o início de voos ‘low cost’ para a ilha de São Miguel.

O aumento das dormidas verificado em Março no Algarve foi de 28,2%, no Norte de 25,3% e no Alentejo de 21,8%. Em termos gerais, o Algarve recebeu 28,4% das dormidas totais do país e Lisboa 27,5%.