Tomás Fernandes é o novo campeão nacional Pro Junior em surf

Tomás Fernandes. - ph. Rui Jorge Oliveira/Surftotal.com

 

Fotografia: Rui Jorge Oliveira/Surftotal.com

 

Tomás Fernandes deu a volta à classificação do Nacional Pro Junior em surf e conseguiu mesmo conquistar o circuito este fim-de-semana em Santa Cruz. Numa competição disputada em duas etapas, Tomás Fernandes partiu para o derradeiro evento atrás de Miguel Blanco, que venceu em Espinho, mas conseguiu superar a concorrência e trazer o troféu para a Ericeira.

Integrado no festival de desportos de ondas Santa Cruz Ocean Spirit, o campeonato decorreu sob condições razoáveis, com muito Sol e ondas a rondar o meio-metro/metro de altura. Antes da competição iniciar, a expectativa era elevada entre os participantes, até porque Vasco Ribeiro, campeão do circuito em 2011 e 2012, entrou na prova, o que elevava o nível e exigência dentro de água.

Miguel Blanco, que liderava o circuito, encontrou-se nas meias-finais com Tomás Fernandes, Vasco Ribeiro e João Moreira e acabou por ficar pelo caminho, passando a depender de resultados de terceiros – no caso precisava que Vasco Ribeiro batesse Tomás Fernandes e João Kopke, que também avançou até à final.

Contudo, na derradeira batalha, Tomás Fernandes levou a melhor sobre os adversários e venceu a etapa e, consequentemente, o circuito. Com um total de 13,40 pontos, superou Vasco Ribeiro (2º), João Kopke (3º) e Guilherme Fonseca (4º).

“Estou super contente, ganhei aqui em Santa Cruz e, mesmo com uma competitividade muito cerrada, levo o título nacional Pro Junior para casa”, disse o surfista da Ericeira já depois da vitória. “Acima de tudo, é um marco importante por ser a minha primeira vitória num circuito profissional e vou agora com uma confiança renovada para os Pro Juniores Europeus que se avizinham.”

Já nas meninas, Teresa Bonvalot confirmou o favoritismo e não deixou escapar o primeiro lugar que já trazia desde Espinho. Apesar de não ter ganho em Santa Cruz (ficou em 3º lugar nesta etapa), a vitória em Espinho assegurou-lhe o ceptro de campeã. Camilla Kemp venceu a etapa realizada em Santa Cruz, deixando Carina Duarte em 2º tanto nesta prova como no ranking final, pelo que a surfista do Ericeira Surf Clube não conseguiu, assim, repetir o título de 2012. Carol Henrique, irmã do surfista ex-WCT Pedro Henrique, que competiu no Pro Junior pela primeira vez, terminou a prova no 4º lugar.