Tiago Pires e Carina Duarte representam Portugal na Austrália

Tiago Pires. - ph. Red Bull

 

Fotografia: Red Bull

 

Os surfistas ericeirenses Tiago ‘Saca’ Pires e Carina Duarte vão arrancar o ano competitivo em Fevereiro no Hurley Australian Open, o primeiro evento seis estrelas do ano. No caso do português, isto significa o regresso aos grandes palcos depois de ter estado ausente por lesão desde a primeira metade da temporada passada. Nesta fase já se encontra totalmente recuperado.

‘Saca’ não vai ser o único representante nacional masculino no primeiro evento do WQS (a 2ª divisão do mundial ASP de surf): Frederico Morais, Marlon Lipke, Vasco Ribeiro e José Ferreira também vão estar presentes em Manly Beach. Tanto Tiago Pires como Frederico Morais estão no top seed, pelo que só iniciam a jornada na 2ª ronda da competição.

O Hurley Australian Open vai contar com a presença de pesos pesados do surf mundial, como Julian Wilson, Kai Otton, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Adrian Buchan, Jeremy Flores e grande parte do top 200 ASP. Este será um campeonato que servirá para Tiago Pires reentrar no ritmo competitivo desejado para se manter entre a elite do surf na próxima temporada.

No feminino, Carina Duarte conseguiu entrada directa para o evento australiano e também só inicia a competição na 2ª ronda. Pela frente terá adversárias como Tyler Wright, Sally Fitzgibbons, Alana Blanchard e actual campeão mundial, Carissa Moore.

O evento que terá lugar em Manly Beach tem um período de espera entre dia 10 e 16 de Fevereiro.