“Thank You Mother” é o Filme do Ano no PSFF 2019

 

Fotografia: DR

 

A 8ª edição do Portuguese Surf Film Festival terminou ontem na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva com a clássica cerimónia de entrega de prémios nas diversas categorias a concurso.

Após uma última sessão de cinema em que foram apresentados os dois últimos filmes da programação (“Poetry in Motion”, com estreia mundial da curta de Manuel Martins, e “Thank You Mother”, que viria a levar o principal prémio da noite), a fundadora do festival de cinema Susana Andrade foi anunciando os nomes dos dez vencedores na companhia de Kyle Diorio, com quem tem partilhado a organização do evento nos últimos anos.

A primeira categoria da noite foi “Ericeira Best”, ou não estivéssemos na vila jagoza: anunciado o eleito – a ainda uma Menção Honrosa – as restantes categorias e respectivos vencedores foram desfilando perante as salvas de palmas do público que, mais uma vez, encheu a sala para assistir ao melhor do cinema de surf e skate internacional numa tela gigante.

Alguns dos realizadores, produtores e protagonistas das obras premiadas subiram ao palco para receberem os troféus e proferirem algumas palavras. Foi o caso da produtora Roza Kadi, que afirmou que o galardão recebido por “The Drop in Girls” constitui uma grande motivação para vir, eventualmente, a produzir o seu próximo filme na Ericeira, que considera ser uma terra muito inspiradora.

A lista completa dos vencedores é a seguinte:

Ericeira Best – “The Drop in Girls”

Menção Honrosa Ericeira Best – “Emilie Uttrup: This is My Story”

Women in Surf Films – “A Land Shaped By Women”

Sustainability – “Eating Up Easter”

Impactful Story – “Minding the Gap”

Best Rider – Eurico Romaguera (“Aequatio”)

Audience Award – “Trouble: The Lisa Andersen Story”

Sound Design – “Skagerrak”

Best Short – “Nowhere”

Film of the Year – “Thank You Mother”

Após a cerimónia de entrega dos prémios de 2019, foi ainda anunciado o regresso do festival no próximo ano… e as datas já são conhecidas: entre os dias 24 de Julho e 2 de Agosto de 2020 o melhor do cinema de surf e skate estará de regresso à Ericeira para a 9ª edição do Portuguese Surf Film Festival!