Fotografia: Alex Papis/alexpapis.com
Catarina Moura, aluna de Mestrado da Universidade da Aveiro, encontra-se a desenvolver uma tese na área do Turismo de Surf. No âmbito deste projecto de investigação académica, que tem como finalidade avaliar o valor económico do turismo de surf na região da Ericeira, a estudante procura contributos, que podem ser dados até ao final da primeira semana de Outubro.
O Questionário a praticantes de surf que se deslocaram à Ericeira no ano de 2017 encontra-se disponível aqui e pode ser respondido por todos os surfistas (independente do nível técnico) que no presente ano realizaram pelo menos uma viagem turística à vila da Ericeira. Todas as respostas são confidenciais e destinam-se apenas à realização deste projecto de investigação.
Em declarações à AZUL, Catarina Moura começou por afirmar que “quando questionada sobre o tema da minha dissertação de mestrado pensei: «Tenho de abordar algo relacionado com o mar, com as ondas e com o surf”.
Segundo Gonçalo Cadilhe «uma onda perfeita de surf pode ser o motor da economia de uma região inteira.
Apaixonada pela Ericeira e pelos “místicos 4 quilómetros da Reserva Mundial de Surf”, esta universitária explica que a sua tese visa “avaliar o valor económico do Turismo de Surf na região da Ericeira do ponto de vista de quem a procura”, ou seja, perceber quais as motivações do surfista ou aprendiz de surf que procura a região, quanto gasta por dia em alojamento e em material e/ou aulas de surf, por exemplo.
Antes de terminar, Catarina refere ainda que “embora seja praticamente impossível quantificar os gastos dos amantes de ondas que se deslocaram à Ericeira para a prática do surf, (…) é interessante perceber os seus interesses, a satisfação que levam deste recanto piscatório, qual o leque de nacionalidades que pisam esta terra e deste modo avaliar o impacto económico que deixam na região.”
A versão inglesa do questionário pode ser encontrada aqui.