Tapada Nacional de Mafra acolhe espectáculo de Natal inédito

Tapada Nacional Mafra. - ph. DR

 

Texto: AZUL/Divulgação | Fotografia: DR

 

A Amalgama Companhia de Dança e a Escola Técnica e Profissional de Mafra, em parceria com a Tapada Nacional de Mafra, promovem de 6 a 8 e de 13 a 14 de Dezembro um espectáculo de Natal inédito naquele espaço natural: O comboio de Natal na Floresta Encantada.

Estes dois elencos executam, em conjunto, um projecto de dança e de arte que se funde com a natureza e a consciência imaginária do que é a vida na floresta. Alunos e dançarinos daquelas entidades integram uma representação de dança e de arte que ocorre em locais improváveis da floresta. Os palcos são múltiplos e diversificados, estando os espectadores num comboio de Natal – decorado com base num projecto de arte natalício desenvolvido pela Escola Técnica e Profissional de Mafra – que funciona como uma plateia móvel que percorre, ao ar livre, um percurso que transporta o público ao encontro do imaginário de Natal.

A acompanhar este programa de Natal, a Tapada Nacional de Mafra volta a promover a venda de pinheiros bravos a todos os interessados que, desde 5€, poderão adquirir a árvore simbólica do Natal português e, ao mesmo tempo, contribuir para a sustentabilidade da floresta da Tapada Nacional de Mafra.

“Na Tapada de Mafra convivem diversas espécies de árvores – pinheiro, sobreiro, carvalho, choupo, zambujeiro, oliveira, … – mas há duas áreas onde a mancha de pinheiro bravo é maior, quando comparada com as restantes espécies”, diz Alda Mesquita, Directora da Tapada Nacional de Mafra, na nota enviada às redacções. “É na época de Natal que se faz o desbaste do pinhal, para que todas as árvores tenham espaço para se desenvolver e crescer. Por isso, consideramos que é oportuno impulsionar a venda de pinheiros bravos em vez de, simplesmente, os suprimir da floresta.”

Já a iniciativa “Este Natal ofereçam Tapada Nacional de Mafra” possibilita ainda a todos os que queiram oferecer experiências, individuais ou familiares, na floresta – a partir de 3,7€ –, a oportunidade de obterem vouchers para presentes singulares: desde passeios a cavalo, espectáculos com aves de rapina, percursos pedestres, circuitos de BTT, geocaching, baptismos equestres, apicultura, passeios de charrete, viagens de comboio, tiro com arco, piqueniques e dormidas na Casa de Campo.