Seminário “Os Mestres do Rei – A Arte no Círculo da Corte” no Palácio de Mafra

Os Mestres do Rei. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O Palácio Nacional de Mafra vai receber o seminário comemorativo dos 300 anos do nascimento do rei D. José – “Os Mestres do Rei – A Arte no Círculo da Corte” – na Sexta-feira.

“Entre o culminar da época joanina e a génese das reformas pombalinas, a produção artística directamente relacionada com a figura do rei D. José – filiada no círculo da corte e, quantas vezes, diluída no tardo-barroco ou no pombalino – tem-se revelado, afinal, plena de inovação, labor e identidade própria. Tempo de reinterpretação de antigos modelos, herdeiro de um notável legado cultural e artístico, manifesta-se recheado de importantes contributos estéticos, fundamentais à implementação de um gosto ainda pouco expressivo em Portugal”, lê-se no site da Câmara Municipal de Mafra.

O seminário tem como objectivo destacar a importância desta expressão artística portuguesa setecentista, reflectindo sobre o modo como se estabelece, desenvolve e propaga, focando atenções na importância que este período teve no processo de renovação das práticas artísticas nacionais.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Mafra, o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Palácio Nacional de Mafra e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja / Conferência Episcopal Portuguesa.

As inscrições são gratuitas e realizadas mediante o preenchimento prévio de um formulário. Informações adicionais podem ser requisitadas através do email osmestresdorei@gmail.com, estando o programa disponível no site da Câmara Municipal de Mafra.