Ryan Callinan conquista EDP Billabong Pro Ericeira

 

Fotografia: WSL / Damien Poullenot

 

Ryan Callinan é o Campeão do EDP Billabong Pro Ericeira, que terminou ontem em Ribeira d’Ilhas com ondas de um metro de altura.

O surfista australiano superiorizou-se na final a Kanoa Igarashi – 15,13 vs 14,94 –, após ter eliminado o ex-campeão mundial Gabriel Medina na fase anterior do campeonato.

Os finalistas do EDP Billabong Pro Ericeira - ph. WSL / Damien Poullenot

Com esta vitória, Callinan subiu ao 2º lugar do ranking do Circuito de Qualificação (QS) da World Surf League, garantindo a sua qualificação para o WCT 2019.

Ryan Callinan, treinado por Richard Dog Marsh, é amigo e colega de equipa de Frederico Morais na Billabong.

O único português que integra a elite mundial do WCT foi, precisamente, o atleta luso melhor classificado no QS10.000 disputado em Ribeira d’Ilhas.

‘Kikas’ terminou a prova na 9ª posição, após a eliminação na quinta ronda da prova frente ao Havaiano Tanner Hendrickson.

Frederico Morais conquistou, assim, 3700 pontos para o ranking WQS, naquele que foi o seu melhor resultado no QS desta temporada. ‘Kikas’ voltará a competir no WCT entre 3 e 14 de Outubro, no Quiksilver Pro, em França.

O público encheu Ribeira d'Ilhas no último dia do EDP Billabong Pro Ericeira - ph. WSL / Damien Poullenot

Antes da final que opôs Callinan a Igarashi, realizou-se ainda na “sala-de-visitas do surf português” uma bateria entre duas lendas vivas do surf profissional, em que Luke Egan viria a levar a melhor sobre Mark Occhilupo.