Reservas Mundiais de Surf: o guia para a conservação

 

Fotografia: Save the Waves

 

O que realmente envolve ser uma ‘Reserva Mundial de Surf’? – esta é a pergunta lançada pela Save the Waves Coalition num artigo publicado esta semana no seu site.

A propósito do recente anúncio de Playa Hermosa, na Costa Rica, como a próxima Reserva Mundial de Surf (ou World Surfing Reserve – WSR), a entidade responsável por este programa global afirma que uma WSR é muito mais do que uma mera designação.

o trabalho duma WSR não pára com a respectiva consagração

A designação de World Surfing Reserve dá à comunidade o reconhecimento internacional e a rede para consolidar o seu trabalho prévio e começar a desenvolver soluções para o futuro.

Após a selecção das reservas mundiais de surf, onde a Ericeira se encontra como a única a nível europeu desde 2011, inicia-se um intenso processo que visa fornecer protecção duradoura para o ecossistema do surf.

Recentemente, a Save The Waves e o Local Stewardship Council (equipe local composta por surfistas, conservacionistas, cientistas, ONGs, líderes empresariais e outros que formam o grupo local, trabalhando juntos para administrar e administrar a Reserva depois de estabelecida) lançaram o processo de planificação do Modelo Conceptual, o primeiro passo para a conclusão do Plano de Administração, documento orientador para as metas e actividades das WSR.

Ou seja, o trabalho duma WSR não pára com a respectiva consagração – apenas o trabalho que vem a seguir ajudará a garantir litorais intocados para as gerações futuras. Uma Reserva Mundial de Surf representa um processo pelo qual a comunidade local se reúne para fornecer protecção duradoura para as suas ondas, identificando as principais metas, objectivos e acções a serem tomadas.

Cada Reserva Mundial de Surf é única, tanto nas características como nas várias ameaças que enfrenta, pelo que é necessário existirem versões diferenciadas para a protecção, gestão e conservação do seu litoral.

uma WSR é mais do que uma mera designação

Alguns dos aspectos que diferenciaram Playa Hermosa dos restantes candidatos foram, precisamente, as metas claramente articuladas e os resultados que se propuseram alcançar com esta designação, nomeadamente ao nível do turismo sustentável e da qualidade ambiental para manter a integridade desta faixa costeira.

Podem ler aqui o artigo original na íntegra.