Red Bull Rivals traz-nos uma batalha épica entre Portugal e Espanha

 

Fotografia: Red Bull

 

Portugal e Espanha partilham uma história feita de intensa rivalidade e incontáveis batalhas. Em 2016, após mais de três séculos de vizinhança pacífica, chega um duelo inédito.

A paz volta a pisar terreno incerto com o Red Bull Rivals, uma competição de surf inovadora que promete agitar a comunidade surfista ibérica na procura dos mais novos e talentosos surfistas dos dois países.

As equipas de cada país serão compostas por seis elementos, já incluindo os respectivos capitães. As categorias que irão definir as armadas são Local Hero, a única categoria em que o surfista é escolhido pelo capitão, a categoria Pro/Am, que junta profissionais e amadores, Junior, para idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, Girl (categoria feminina) e Weekend Warrior, composta por representantes dos surfistas amadores “de fim-de-semana”. Os vários elementos destas categorias serão eleitos pelo público através duma votação online.

O Capitão da equipa lusa será o ‘Portuguese Tiger’ Tiago Pires, considerado o melhor surfista português de todos os tempos. Do outro lado da fronteira, Aritz Aranburu, surfista basco e primeiro espanhol a conseguir chegar ao circuito mundial (WCT), tomará os comandos da equipa espanhola.

Os locais da batalha já foram escolhidos: sem qualquer surpresa, Ribeira d’Ilhas vai voltar a brilhar ao receber o Red Bull Rivals em Portugal. E Mundaka, o nirvana do surf situado na região do País Basco, acolhe a prova do lado de nuestros hermanos.

As inscrições para o “Red Bull Rivals Portugal Vs Spain” estarão abertas via online a todos os surfistas interessados a partir do dia 11 de Novembro, sendo que a partir de 14 de Dezembro decorre a votação online. A partir do dia 9 de Janeiro de 2017 inicia-se o período de espera, altura em que os atletas ficarão em stand by até ao começo da competição, que se divide em duas etapas, uma em cada país da “jangada de pedra” que conhecemos como Península Ibérica. Seis surfistas de cada lado, disputando heats de 30 minutos e onde apenas as duas melhores ondas serão pontuadas.