Real Edifício de Mafra de portas abertas

Palácio Nacional de Mafra. - ph. Nélson Cruz

 

Fotografia: Nélson Cruz

 

De portas abertas – e em festa! – para celebrar a inscrição do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) na lista do Património Mundial da UNESCO.

No próximo Sábado, dia 20 de Julho, todos estão convidados para o extenso programa que começa de manhã e apenas termina à noite.

Entre as 10 e as 18 horas será possível participar em visitas guiadas – no final deste artigo encontrará informação detalhada sobre os circuitos delineados –, percursos pedestres, recriações históricas e animações musicais. No Palácio Nacional de Mafra decorrerão visitas guiadas gratuitas e animações musicais com um trio de cordas entre as 10 e as 12 horas; na Basílica, vão acontecer vários momentos musicais com órgão; na Escola das Armas, haverá visitas guiadas às 10 e às 15 horas; no Jardim do Cerco, entre as 15 e as 18 horas, realizar-se-á uma recriação de época no reinado de D. João VI, denominada “O Recreio da Corte”, com jogos, música e dança; e na Tapada Nacional de Mafra serão realizados percursos pedestres entre as 10 e as 17 horas.

Já depois do pôr-do-sol, a partir das 22 horas, vai realizar-se um concerto no Terreiro D. João V. A Banda Sinfónica do Exército e a soprano Daniela Nunes vão subir ao palco para uma homenagem à portugalidade, tendo como pano de fundo a fachada do Palácio Nacional de Mafra, que ganhará vida com luz e projecção de vídeo.

No Terreiro D. João V, em frente ao Palácio, decorrerá durante todo o dia uma feira de produtos regionais.

Os Quatro Circuitos

Foram estruturados quatro circuitos de visitação, devidamente articulados entre si, que poderá desfrutar das 10 às 18 horas, sem necessidade de marcação prévia.

O primeiro destes circuitos, intitula-se “Palácio/ Convento”: inicia-se no Claustro Norte (entrada do Palácio Nacional de Mafra), prolongando-se até à ala conventual (Escola das Armas) e tem a saída junto ao Jardim do Cerco.

O segundo circuito, designado “Basílica”, convida a conhecer a Galilé, a Basílica, a Sacristia e a Sala dos Lavabos, sendo complementado com apontamentos musicais de órgão (das 10 horas às 11:15 e das 15:30 às 16:30) e com a mostra “Os Tesouros da Irmandade” (entre as 15:30 e as 17:00).

No âmbito do terceiro circuito, a decorrer no Jardim do Cerco, realiza-se uma recriação de época intitulada “O Recreio da Corte”, com jogos, música e dança, entre as 15 e as 18 horas.

A partir do Jardim do Cerco será disponibilizado um transporte gratuito em autocarro para aceder à Tapada Nacional de Mafra. Neste quarto circuito de visita, o público poderá realizar percursos pedestres entre as 10 e as 17 horas.