Rão Kyao abre ciclo “Raízes” em Mafra

 

Fotografia: DR

 

A música de raiz tradicional portuguesa vai regressar a Mafra para a terceira edição dum ciclo organizado pela respectiva Câmara Municipal.

De 25 de Janeiro a 29 de Fevereiro, a Casa da Música Francisco Alves Gato será o palco ideal para contemplar diversas paisagens intemporais da música portuguesa, num encontro entre instrumentos e formatos tradicionais com novas abordagens a um património que merece ser (re)descoberto.

A terceira edição do Ciclo de Música Tradicional Portuguesa “Raízes” engloba três concertos, que se realizam em outros tantos sábados, sempre às 21:30.

O concerto de abertura, já no próximo Sábado (dia 25 de Janeiro), será protagonizado por Rão Kyao, cuja carreira já dobrou a vintena de anos, cruzando a tradição musical portuguesa e o Oriente.

Nascido em Lisboa e baptizado como João Maria Centeno Gorjão Jorge, Rão Kyao ganhou notoriedade sobretudo como intérprete de flauta de bambu e de saxofone, contando com uma extensa discografia, que integra entre muitas outras obras o álbum “Fado Bailado”, editado em 1983 e que foi o primeiro disco português a chegar a disco de platina.

Nesse trabalho, Rão Kyao interpretou ao saxofone diversas obras da diva do Fado Amália Rodrigues, com a colaboração do mestre da guitarra portuguesa António Chainho.

A 8 de Fevereiro subirá ao palco a fadista Joana Amendoeira, enquanto que no dia 29 de Fevereiro o concerto de encerramento deste ciclo será protagonizado pelo músico Carlos Mendes.

Os bilhetes encontram-se disponíveis nos postos de turismo de Mafra e Ericeira, em www.ticketline.pt e na Casa da Música Francisco Alves Gato duas horas antes da realização de cada concerto, tendo um custo de 5€ para o público em geral ou o custo de 3€ para munícipes ou menores de 23 anos.

É possível obter mais informações pelos telefones 261 817 170 (Posto de Turismo de Mafra) ou 261 863 122 (Posto de Turismo da Ericeira) ou em www.cm-mafra.pt.