Quatro atletas do NKE subiram ao pódio do Ericeira Karate Open

 

Fotografia: Rui Jorge Oliveira

 

Quatro atletas do Núcleo de Karate da Ericeira (NKE) subiram ao pódio do Ericeira Karate Open 2018, realizado Sábado no Pavilhão Municipal da Malveira, na vertente kata.

Martim Oliveira ficou em 1º lugar na categoria 8-9 anos, Hugo Garrido em 2º lugar e Gaspar Pinheiro em 3º, ambos na categoria 10-11 anos e Rodrigo Pinheiro (14 anos) competiu nos 16-17 anos, tendo alcançado o 3º lugar.

A segunda edição deste evento desportivo, organizado pelo NKE em parceria com a Kaizen Karate Portugal, dividiu-se em kata (formas) da parte da manhã do dia 2 de Junho e kumite (combate) da parte da tarde, com uma participação de cerca de 300 atletas vindos de Norte a Sul do país, o que equivale ao triplo dos competidores inscritos em 2017.

Para o ano queremos dar um passo em frente

O mestre João Ramalho, responsável pela prova, pretende que o Ericeira Karate Open 2019 seja ainda melhor: “Para o ano queremos dar um passo em frente em termos de qualidade, este ano tivemos algumas dificuldades no que se refere à arbitragem, nomeadamente em constituir um painel completo de árbitros. Esta data não foi a melhor, pois grande parte dos árbitros fecham as datas a meio da época. Os que estiveram presentes fizeram um excelente trabalho, eles são os responsáveis por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito da modalidade.”

Já Célia Oliveira, Presidente do NKE, aproveitou a oportunidade para agradecer aos patrocinadores e entidades que apoiaram a prova, por onde passaram ao longo do dia cerca de 800 pessoas: “Estamos muito gratos à Câmara Municipal de Mafra pela confiança depositada em nós, o ano passado organizámos um pequeno Open para amigos e contámos com a presença de cerca de 100 competidores, este ano triplicámos o número de participações. Organizar uma prova destas requer uma grande ginástica de calendarização, pois tem de se coordenar os calendários Federativos, bem como o calendário de actividades do pavilhão, que é gerido pela Câmara Municipal, que desde logo se disponibilizou em nos auxiliar com o pavilhão. Um agradecimento muito especial à Federação Nacional de Karate – Portugal, pois deram uma grande ajuda com a cedência de três áreas de competição, material esse que é essencial para a execução de uma prova com a segurança e qualidade técnica desejada. Um agradecimento também à União de Freguesias da Malveira e Alcainça pelo apoio e aos Bombeiros Voluntários da Malveira, que asseguraram o apoio médico da prova. Por fim, aos nossos patrocinadores, que tornaram isto possível, um grande obrigado também.“