PSD reforça liderança no Concelho de Mafra

Hélde Sousa Silva - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Ao obter 56,79% dos votos, elegendo 7 vereadores para a Câmara Municipal, o PPD/PSD foi o grande vencedor das eleições autárquicas de ontem em Mafra.

Numa noite marcada por um dos piores resultados de sempre a nível nacional para o partido laranja, nas Autárquicas 2017 o PSD consegue melhorar a percentagem obtida há quatro anos e solidificar a maioria absoluta no município mafrense.

Se em 2013 Hélder Sousa Silva tinha sido eleito presidente da Câmara com o apoio de 46,87% dos eleitores, na segunda vez que se apresentou como cabeça-de-lista à edilidade reforçou a adesão popular, atingindo 56,79% dos votos contabilizados. Com estes resultados, o PSD subiu de 5 para 7 vereadores, ganhando lugares no executivo municipal às duas forças de esquerda mais representativas: A CDU (PCP-PEV) perde o único vereador que conseguira em 2013, enquanto que o PS, perdendo 1 dos seus mandatos, fica agora representado por 2 vereadores.

Numa declaração publicada esta manhã no seu perfil pessoal do Facebook, Hélder Sousa Silva agradeceu este resultado, deixando uma mensagem para o futuro: “Obrigado a todos os que confiaram em mim e nas minhas equipas para governar o Concelho de Mafra nos próximos 4 anos. Vamos trabalhar arduamente para não vos desiludir. O concelho e as pessoas estarão sempre em primeiro lugar. Contarei sempre com o vosso apoio.”

Num acto eleitoral em que a abstenção desceu ligeiramente, a “onda laranja” estendeu-se à Assembleia Municipal de Mafra, onde os sociais-democratas elegeram mais dois deputados (ficaram com 15) e a surpresa veio do PAN, que conquistou um lugar na primeira vez em que concorreu a Mafra. O PS perdeu um deputado neste órgão autárquico – ficou com 8 deputados –, tal como a CDU, que passa a ter 2 deputados. O BE mantém um deputado e o CDS-PP perdeu a representação que tinha na Assembleia Municipal.

Fonte: autarquicas2017.mai.gov.pt

Fonte: autarquicas2017.mai.gov.pt

A Junta de Freguesia da Ericeira também continua a ser dirigida por Filipe Abreu (PSD), que conquistou mais de metade dos votos, com uma percentagem de 53,40%, deixando atrás PS (24,62%), CDU (7,03%), BE (4,56%), PAN (3,62%) e a coligação “Coragem de Fazer Mais” (CDS-PP, MPT, PPM), com 2,50%. Há quatro anos o PSD ganhara na Ericeira com 41,01% da votação.

Nas restantes Juntas de Freguesia, apenas a União de Freguesias de Igreja Nova/Cheleiros contraria este mar laranja, continuando a ser liderada pelo PS.