Procissões da Quaresma começam amanhã em Mafra

Procissões da Quaresma - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Começam já amanhã à tarde, em frente à Basílica do Palácio Nacional de Mafra, as tradicionais Procissões da Quaresma.

Esta é uma oportunidade para conhecer a Vila de Mafra através da Fé, já que as procissões quaresmais constituem um símbolo evocativo das tradições religiosas do período Barroco, constituindo um dos mais destacados exemplos do património imaterial do Concelho, mantendo as características que lhe foram conferidas no século XVIII.

A Vila de Mafra, além de ter um dos mais importantes conjuntos patrimoniais do país (nomeadamente, o Real Edifício e a Tapada de Mafra), possui um número significativo de tradições sociais, culturais e religiosas, das quais se salientam as monumentais procissões da Quaresma, que, pela ligação à época áurea da sua história, são um testemunho do legado artístico e da grandiosidade alcançada no período Barroco e nos reinados de D. João V e D. José I.

Simultaneamente, verifica-se a existência de um conjunto assinalável de património móvel associado a estas procissões, designadamente as imagens escultóricas executadas para os andores, da autoria de Manuel Dias (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), Joaquim José de Barros Laborão (Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora), destacando-se a imagem de Cristo Crucificado, atribuída ao genovês Anton Maragliano (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), bem como muitas das vestes e alfaias utilizadas que remontam aos séculos XVIII e XIX.

Irão realizar-se um total de quatro procissões, com início na Basílica do Palácio Nacional e percurso por algumas das ruas adjacentes, entre os dias 17 de Março e 19 de Abril de 2019:

17 de Março | 15:30
Missa e Procissão do Senhor dos Passos

31 de Março | 15:30
Missa e Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros)

14 de Abril | 15:30
Missa e Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha)

19 de Abril | 21:00
Procissão do Enterro do Senhor

Para ficar a conhecer mais sobre cada uma destas Procissões clique aqui.