Prémios Green Key para três unidades turísticas da Ericeira

 

Fotografia: DR

 

Ericeira Camping, Casa das Aguarelas e Eco Soul Ericeira Guesthouse voltaram a ser galardoadas com o selo Green Key, que promove o turismo sustentável, na Cerimónia Nacional de Entrega realizada recentemente no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Estas três unidades turísticas da Ericeira (na realidade a Eco Soul Ericeira Guesthouse encontra-se na freguesia da Carvoeira) já tinham sido distinguidas com o mesmo prémio em 2019.

Green Key premiou Hotéis, Alojamentos Locais, Turismo no Espaço Rural, Restaurantes e Parques de Campismo

Nesta edição foram reconhecidos 153 estabelecimentos portugueses, menos 28 do que em 2019, o que colocou o nosso país no 7º lugar dos países mais galardoados. A lista é novamente liderada pela Holanda, com 665 estabelecimentos na diversas categorias: Hotéis, Alojamentos Locais, Turismo no Espaço Rural, Restaurantes e Parques de Campismo.

Enquanto que o Ericeira Camping conquistou o Green Key na categoria Parque de Campismo, tanto a Casa das Aguarelas como o Eco Soul Ericeira Guesthouse foram galardoadas na categoria de Alojamento Local.

Pode conhecer aqui a lista integral dos galardoados em 2019, que poderá aumentar no caso de alguns estabelecimentos ainda encerrados devido ao contexto pandémico virem a ser entretanto reabertos.

O programa “Green Key” é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, é coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas.

Os objectivos do programa Green Key são os seguintes:

  • Consciencializar para a adopção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade.
  • Reduzir o impacte ambiental das actividades de comércio, serviços e restauração.
  • Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais.
  • Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental.
  • Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.