Portuguesas seguem em prova no arranque do Allianz ASP World Junior

Teresa Bonvalot. ASP World Junior Ericeira 2014. - ph. Francisco Melim

 

Fotografia: Francisco Henrique

 

Carina Duarte e Teresa Bonvalot ainda têm esperança em obter um lugar nos quartos-de-final do Allianz ASP World Junior depois de terem alcançado a quarta ronda no dia que marcou o regresso de Ribeira d’Ilhas à rota dos grandes eventos internacionais de surf.

A manhã revelou um mar com ondas a rondar o metro de altura e um off-shore (vento leste) que, não sendo forte, criou algumas dificuldades às atletas no momento de entrar nas ondas. Apesar das condições terem melhorado com o passar das horas, a escolha de ondas durante toda a competição revelou-se determinante nas performances.

Carina Duarte, que entrou na água logo no heat inaugural, foi uma das atletas traídas pela escolha de ondas. A surfista do Ericeira Surf Clube, local da Foz do Lizandro, não conseguiu encontrar as vagas mais compridas, para daí esmiuçar o máximo de pontos, e acabou por ficar no 2º lugar, atrás de Chelsea Tuach, seed número 5 proveniente dos Barbados, com um total de 11.34 pontos contra 12.17, respectivamente.

A portuguesa teve nova oportunidade na segunda ronda, diante da sul-africana Emma Smith, seed 16, não desiludindo. Carina Duarte carimbou a passagem para a terceira ronda com um total de 12.83 pontos contra 9.96.

No último capítulo do dia, a terceira ronda, Carina Duarte teve pela frente a difícil tarefa de bater a favorita à vitória final no WCT Junior: a australiana Keely Andrew. Contudo, a surfista de 20 anos, que participa pela última vez no Pro Junior, terminou o dia com novo 2º lugar, exactamente atrás da aussie da Sunshine Coast e à frente de Bailey Nagy, de Guadalupe. Carina Duarte segue para quarta e última ronda de repescagens onde vai encontrar Tessa Thysen, de Guadalupe.

Ella Williams. ASP World Junior Ericeira 2014. - ph. Francisco Melim

Ella Williams.

Teresa Bonvalot, a outra atleta a representar Portugal no Pro Junior, iniciou a sua participação com um 2º lugar no heat 3 da primeira ronda. A surfista do Guincho ficou atrás de Keely Andrew e à frente da brasileira Yanca Costa.

Na ronda seguinte, a portuguesa colocada no seed 12 defrontou, e derrotou, Kim Veteau, de Guadalupe. Numa altura em que o mar já se encontrava mais consistente e forte, ao início da tarde, Bonvalot levou a melhor numa disputa renhida de princípio ao fim: 13.27 pontos para a portuguesa contra 11.17 da adversária.

No heat a fechar o dia, Teresa Bonvalot lutou até ao último segundo pelo acesso directo aos quartos-de-final. Pela frente teve a neo-zelandesa Ella Williams, actual campeã do mundo de juniores, e a havaiana Mahina Maeda, top 3 mundial. Não se amedrontando perante as adversárias, Bonvalot chegou ao derradeiro minuto da bateria à frente da concorrência. Mas na última onda do dia, Maeda obteve um 6.67 pontos, o suficiente para a deixar na frente com 13.17 pontos contra 11.47 da portuguesa e 10.87 de Ella Williams.

Na última ronda de repescagens, Teresa Bonvalot vai defrontar a norte-americana Meah Collins. Frankie Harrer (EUA) contra Bailey Nagy (África do Sul) e Reika Noro (Japão) contra Ella Williams fecham as contas da ronda 4.

As previsões para amanhã apontam para uma razoável subida do mar, bom tempo e vento fraco de sudeste. A chamada dos atletas está marcada para as 6.30 horas.

 

CÂMARA ANUNCIA CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA RESERVA MUNDIAL DE SURF

O primeiro dia de competição fica ainda marcado pela conferência de imprensa de apresentação do evento. No VIP Lounge do bar de Ribeira d’Ilhas, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, acompanhado de Teresa Mira Godinho, administradora da Allianz, e Francisco Spínola, da Ocean Events, deu as boas-vindas à Ericeira a atletas e espectadores.

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar a reconversão do Posto de Turismo da Ericeira, localizado no centro da vila, que passará a acolher o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf.

No final da cerimónia, foi descerrada a lápide de comemoração da Reserva Mundial de Surf, quando se assinala três anos desde a respectiva consagração, e apresentada a exposição fotográfica promovida pela AZUL-Ericeira Mag.

ASP World Junior Ericeira 2014. - ph. Francisco Henrique

ASP World Junior Ericeira 2014. - ph. Francisco Henrique